top of page

[TAG] Melhores de 2021 - TOP 10

Foto do escritor: Carla's Book BlogCarla's Book Blog

Como de praxe, sempre faço a minha listinha de melhores do ano. Em 2021 eu consegui aumentar um pouquinho as minhas leituras. Ultimamente, não estava conseguindo manejar o meu tempo de uma forma que conseguisse incluir mais livros na minha rotina, mas esse ano consegui me organizar melhor e aumentei um pouquinho, não foi muito, mas já foi alguma coisa.


Felizmente, foi um ano de boas leituras também. Digo isso porque os meus últimos anos não foram tão bons nesse sentido. Não sei se é a gente que vai ficando mais exigente, se é porque as coisas vão deixando de ser novidade e vira mais do mesmo, se foi porque eu não tive muita sorte nas minhas escolhas... Sei que fazia tempo que eu não me deparava com livros que me deixavam meio que desnorteada da vida. Mas em 2021 me deparei com alguns livros que me envolveram profundamente e duas duologias que me deixaram no chão chorando as pitangas. rsrs


Um fato interessante é que lendo a minha lista de livros lidos do ano, percebi que não li nada que não tenha sido romance. Muitas vezes leio um livro ou outro de fantasia ou até um triller de suspense, mas realmente, esse ano só foram romances. Outra coisa que percebi também, é que não li nenhum young adult dessa vez. Ensaiei de ler alguns que estão na minha lista, mas no fim, o ano acabou e eu não li nenhum deles. Quem sabe em 2022!?


Então, vamos a eles, em ordem decrescente, esses foram o meu top 10 de 2021. E AQUI você encontrará os 45 livros que eu li em 2021. Infelizmente, com exceção de um único livro, todos eles são em inglês e ainda não tem edição brasileira. =/


10 - Na verdade, eu não colocaria esse livro como um top 10, mas como precisava de mais um livro para complementar essa lista, optei por esse que eu dei 5 estrelas, mas que na verdade, não achei que tenha sido tudo isso. Ele é um livro bem envolvente, porém tem o bom e velho clichê do cara da máfia que fica meio obcecado por uma garota comum e, que apesar da conexão entre eles, prefere que não haja um envolvimento profundo por saber que o seu mundo é muito perigoso para ela. Mas gostei dos personagens e da escrita da autora. Achei que tudo casou muito direitinho e ela tem uma escrita muito fluida. E ele tem uma continuação que é tão boa quanto.


9 - Esse foi outro livro de máfia. Prometo que é o último. rsrs Na verdade, essa história é uma trilogia e, embora tenha dado nota 5 para os três, escolhi colocar só o 1º. Esse foi um dos primeiros livros de 2021 e, por isso, já me esqueci dos detalhes. Mas gostei muito da história. Aqui, o protagonista é um cara do alto escalão da máfia e, devido a eventos do passado, ele está em busca de vingança do homem que destruiu tudo o que ele tinha anos atrás. Depois de anos planejando os detalhes, finalmente o momento chegou e o primeiro passo é se casar com a filha do cara. A protagonista cai de gaiata em uma teia de vingança, e no lugar do seu pai, ela paga um preço bem caro e sofre bastante nesse casamento. Eu achava que esse livro seria mais dark, mas ele acabou nem sendo tanto quanto eu imaginava pelas resenhas que li. Requiem of the Soul é bem introdutório, então o romance acaba ficando mais para os livros seguintes. Pra quem leu Sparrow e The Kiss Thief da L.J. Shen, vai gostar desses livros. Mas fica ligado porque ele contém uns certos gatilhos complicados.


8 - Eu gostei de The Villain. Na verdade, essa fórmula de bad guy da L.J Shen já tem sido bem reciclada. Confesso que pra mim tem funcionado porque eu gosto desse estilo e nesse livro a autora casou vários elementos que eu curto como um herói maldoso que não quer envolvimento com ninguém. Tem também casamento por conveniência, além de ter um estilo mais slow burn... Acho, inclusive, que esse tá ali no meu top 3 ou top 5 da autora. Se você já tiver lido Vicious, o estilo é bem parecido. O cara é todo calculado e frio e não é nem que ele se reprima de sentir qualquer coisa, ele se condicionou de uma forma que ele de fato não tem sentimentos. E a protagonista sofre com essa resistência dele, mas vai pouco a pouco derrento essa muralha de gelo. Gostei bastante e se você curte o estilo, vale a pena conferir.


7 - The Lost Fisherman foi um dos últimos livros que li em 2021 e ele é o 2º volume de uma duologia. O interessante é que eu detestei o 1º volume porque achei a protagonista muito irritante e ingênua. Só que no 2º, há um pulo no tempo de 5 anos, e nessa passagem de tempo, a protagonista amaduresce e muda consideravelmente. Com isso eu consegui não só gostar da história, como me envolver de verdade. Os pontos chaves desse romance é que há uma diferença de idade muito significativa entre eles, ela tem 18 e ele 28. Ela é muito nova e inexperiente e, além disso, ele é também super amigo da mãe dela e aluga o porão da casa dele para ela. Então, além da diferença de idade, tem também o fator romance proíbido e amor não correspondido. Apesar de que no 2º volume como eles dois já são adultos, esses fatores já não contam mais. Porém, já entram ai outros elementos que dão um novo direcionamento ao romance.


6 - Long Live The Hearts trata-se do 2º volume de uma outra duologia chamada Beautiful Hearts. Eu gostei muito do 1º, mas achei que esse livro é mais completo e ele tem uma mensagem muito bacana e que eu gostei bastante e ele é bem emocionante. É daquele tipo de livro de fazer refletir sobre a vida e as pequenas coisas que temos e somos capazes de fazer. Ele é um new adult e a escrita da autora é tão fluida que a história meio que vai mudando a cada página. Nessa história a protagonista conhece dois amigos de infância. Ela se envolve com um deles, mas ela não sabe que quem está por trás dos poemas, mensagens de texto, telefonemas é na verdade, o melhor amigo do cara que ela namora. Nesse 2º volume a história já é muito diferente. Não cabe falar muito sobre ela porque conteria spoilers do primeiro, mas vale a pena. Não deixe o fator triângulo ser um impecílio, porque é um triângulo diferente.


5 - Gente, esse livro foi uma surpresa tão grande. Nada do que aconteceu nessa história foi algo que eu tenha imaginado que aconteceria. É uma história complicada até para contar por alto, mas basicamente ela é focada nessa menina que acabou de chegar nessa cidade pequena para trabalhar para o pai que ela mal conhece. Nessa cidade ela conhece um grupo de pessoas que se tornam seus amigos, mas ela percebe que tem muitos mistérios e segredos envolvendo essas pessoas. Eu fiquei apaixonada pela história e principalmente pelos personagens. The Ravenhood é uma trilogia e a Kate Stewart entregou tudo e muito mais nessa história.


4 - Se eu soubesse que amaria Vergonha tanto assim, já teria lido esse livro anos atrás. Que romance fantástico. Que história linda. E o que eu mais gostei foi o final. Porque foi tudo muito crível, sabe!? Não sou do tipo de pessoa que acha que o amor cura tudo ou que uma pessoa tem o poder de "consertar" a outra. E esse livro é muito sobre isso. Enfrentar os seus problemas de frente, aceitar o que você não tem o poder de mudar e, apesar disso, buscar a felicidade. Sem falar que a sensibilidade da autora para lidar com as várias questões desse romance também me tocou profundamente. É realmente incrível e não é a toa, que esse é o romance mais famoso da autora.


3 - Eu tinha esse livro na minha estante há uns 3 anos, e mais uma vez, se soubesse que a história iria me lascar inteira, eu já teria lido ele há muito tempo. rsrs Transcend é o primeiro livro de uma duologia e eu me apaixonei pelos dois volumes, até mais pelo segundo do que pelo primeiro, mas esse aqui também é tão perfeito que eu precisei coloca-lo nessa lista. Essa é uma história que tem um certo mistério por trás. Swayze é uma jovem que leva uma vida normal com o seu namorado perfeito e, ao mesmo tempo, ela sabe que tem algo de diferente nela, e depois de ter passado a vida investigando e tentando entender isso, e não conseguindo, ela resolveu desencanar e viver a sua vida. Isso, até o dia que ela reencontra um cara na sala de espera do seu psiquiatra e a situação fica meio constrangedora porque ele não se lembra dela. Essa é a premissa, mas o livro se desenvolve muito além disso. Eu fiquei completamente apaixonada pelos personagens e vivendo a vida deles e completamente desconectada da minha própria. Quando me sinto fazendo essas imersões, é quando sinto que o livro realmente me pegou. Se você ainda não leu esse romance, leia. Essa autora é maravilhosa e esse ano ela se concretizou como uma das minhas favoritas.


2 - Exodus é a continualçao de Flock, e consequentemente, não posso falar muito sobre ele. O que você precisa saber é que aqui a história ganha mais força, inclusive há um pulo no tempo também. E se antes já era bom, agora tudo ficou duplicado. É muito mais louco, mais intenso, desesperador, emocionante... Meu Deus! Uma montanha russa. O tanto que eu chorei nesse livro, vocês não tem ideia... Era eu ouvindo música dramática, lendo e chorando ao mesmo tempo. rsrs Exodus me deixou jogada no chão em posição fetal de tanto que me envolvi com esses personagens e esse cenário maluco. Foi um livro difícil de ler. Achei desafiante e até inovador. Nunca tinha lido nada parecido e acho que isso contribuiu muito para me deixar ainda mais envolvida. Ainda tem um outro livro depois desse, só que embora ele seja bom, não foi tão bom quanto os dois primeiros. Essa autora desenvolve umas histórias bem diferentes. Me lembra um pouco a Colleen Hoover porque cada história é única. Ela não segue padrões, e por essa razão, você nunca sabe ao certo o que esperar.


1 - Esse é o livro que dá sequência a Transcend e foi essa história que me fez sair da depressão pós livro que tive depois de (Flock, Exodus e The Finish Line), e embora as histórias sejam completamente diferentes, a forma como me senti nesse segundo livro acabou sendo muito parecido com a forma como me senti lendo Exodus. Digo isso no sentido de me deixar alucinada pela história e vivendo a vida desses personagens ao invés da minha própria. rsrs Entretanto, apesar desse livro ter sido menos pancada do que o primeiro, a protagonista me fez passar uma raivinha. Eu sempre entendi muito a posição dela nessa história e por isso, relevei muita coisa, mas inevitavelmente, rolou uma frustração com ela e com a situação em que ela se encontrava. Não estou falando muito sobre o enredo porque realmente não tem como falar sobre isso sem entregar muito da história. Você precisa ir sentindo e desvendando as coisas junto com a Swayze. O que eu posso dizer é que vale muito a pena. Se você procura um algo diferente e que vai te envolver, tenta essa história. Foi a minha preferida do ano. Aliás, tanto essa quanto The Ravenhood foram as minhas favoritas, sem dúvidas.


114 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page