top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Review: Depois do Fim - Taylor Jenkins Reid


Nome Original: After I do.

Editora: Paralela

Lançamento: Outubro de 2020

Páginas: 320 Gênero: Romance, Contemporâneo, Adulto.







Sinópse:

Depois do sim é uma leitura leve, divertida e ao mesmo tempo tocante e profunda sobre a complexidade dos relacionamentos que dão sentido às nossas vidas.
Após onze anos de casamento, Lauren e Ryan chegam à triste conclusão de que não estão felizes juntos.
Esse poderia ser o fim, mas para os dois é só o começo. Eles vão passar por um ano diferente de tudo aquilo que já viveram, no qual aprenderão muito mais sobre si mesmos do que seriam capazes de imaginar.
Depois do sim é uma história sobre o que acontece quando a paixão parece não estar mais lá. Sobre as várias facetas do amor. Sobre aprender a mantê-lo, perdê-lo, redescobri-lo e aceitá-lo como ele é. Acima de tudo, é a história de um casal preso nas armadilhas de seus hábitos e manias, mas disposto a buscar um novo e inusitado caminho para fazer dar certo.

Resenha:

A autora Taylor Jenkins Reid tem chamado ultimamente bastante atenção no mundo literário. Ela acaba de publicar o seu terceiro livro, 'Maybe in Another Life' no exterior e um deles ('Forever, Interrupted') está em pré-produção para uma adaptação cinematográfica com a atriz Dakota Johnson de 'Cinquenta Tons de Cinza'.


Eu fiquei curiosa para conhecer essa autora que estava dando tanto o que falar e, na época em que a descobri, até então ela só tinha publicado os livros 'Forever, Interrupted' e Depois do Fim (After I Do). Depois de ler as sinopses de ambos acabei optando pelo o segundo. E posso dizer que fiquei realmente impressionada e satisfeita com o livro que li.


Depois do Fim conta uma história muito crua e real, com um elemento em especial que na realidade até hoje muito poucos autores se aventuraram em contar. Isso aqui é uma história do que acontece depois do 'Eu aceito'. Taylor Jenkins Reid faz uma narrativa de como às vezes as pessoas lutam para manter o casamento, de como o desejo e muitas vezes o amor acabam e você fica perdido (a) e sem saber como aceitar e lidar com esse fato e seguir em frente. E principalmente de como em determinados casos é importante mudar determinadas coisas, a fim de saber se o amor ainda existe ou se ele realmente se perdeu.


Aqui a gente testemunha o casamento de seis anos do jovem casal Lauren e Ryan ruir. E o interessante é que a autora paralelamente com o presente conta um pouco sobre o passado e de como eles se conheceram até chegar aos dias de hoje. E sinceramente foi doloroso e frustrante ver como duas pessoas que se amavam e se adoravam tanto chegaram ao ponto de se odiarem. Como que momentos tão bonitos e felizes se perderam no meio de tanto ressentimento e palavras tão duras.

O livro já começa com os dois completamente desconectados um do outro, infelizes e completamente absorvidos na rotina. Eles mal se toleram e já não conversam mais sobre os problemas e apenas empurram o casamento com a barriga. Até que chega uma hora que tudo vem à tona, tudo o que não foi dito e discutido ao longo dos anos, um jogando a culpa para o outro e eles se dando conta de que eles chegaram a um ponto que do jeito que está não dá mais. Ao mesmo tempo também não sabem se de fato tudo acabou ou se ainda existe um amor enterrado bem lá no fundo.

É ai que eu desmorono. Eu não derreto como manteiga ou desinflo como um pneu. Eu quebro como vidro, em milhares de pedaços. Meu coração está realmente partido. E eu sei que mesmo que ele se remende, ele irá parecer diferente, sentir-se diferente e bater de forma diferente.

Relutantes em terminar com tudo, eles resolvem abrir o casamento e passar um ano separados e sem nenhum contato um com o outro. Cada um vivendo a sua vida e fazendo o que quiserem inclusive, conhecendo outras pessoas se assim desejarem. Depois desse prazo, iriam novamente se reencontrar e então saberiam se nesse espaço de tempo eles sentiram a falta um do outro e, principalmente se eles ainda querem ter um ao outro em suas vidas.

Não se engane: Eu te amo. Só porque eu não sinto o amor no meu coração não significa que eu não saiba que ele está lá. Eu sei que está. Estou partindo porque irei em busca de reencontra-lo. Prometo-lhe isso.

A gente pouco sabe o ponto de vista do Ryan, mas eventualmente - e não irei contar como, porque é segredo - a gente tem acesso aos seus pensamentos e sentimentos, mas no geral a gente segue com eles essa jornada de um ano através dos olhos da Lauren. E é uma jornada muito bacana de acompanhar. A gente vai vendo ela catando os cacos e ao mesmo tempo percebendo que embora doa muita, o amanha irá surgir novamente e a vida continuará. A gente também a vê tentando se reencontrar depois de anos casada, e eventualmente obtendo uma nova perspectiva da vida e amadurecendo com tudo o que ela viveu.

Não é legal quando você apenas supera as ideias de como a vida deveria ser e apenas passa a desfrutar do que ela é?

Se no final eles ficam juntos ou não eu não irei contar até porque obviamente perderia toda a graça, mas eu definitivamente recomendo esse livro. Não importa se você nunca foi casado, ainda assim você irá se identificar absurdamente com essa história. Depois do Fim carrega consigo um tom realista, não é apenas um romance cheio de flores e um draminha eventual como tantos outros, é realmente uma coisa factual e que nos faz questionar sobre muitos aspectos da vida. Normalmente nós lemos os livros que terminam com os casais se casando e vivendo o "felizes para sempre". No entanto, no drama da Taylor Jenkins Reid ela nos mostra que não existe felizes para sempre depois do casamento e que muitas vezes as coisas podem tornar-se realmente difíceis, às vezes, até mesmo irremediáveis, cabendo ao casal querer tentar ou não solucionar os problemas.


Porém, a razão de eu ter dado 4 estrelas, é que eu não entendi a questão de ficarem um ano separados, pois como eles iriam se apaixonar novamente ou descobrir se ainda se amavam se eles não podiam nem ao menos se falar ao telefone, por exemplo!? O único medidor seria a possível falta que um faria na vida do outro!? Achei realmente estranho e me questionava o tempo todo se para o bem ou para o mal, isso daria certo.


Apesar disso, adorei todos os outros aspectos do livro, inclusive o de também acompanhar o passado deles através de flashbacks - o que eu geralmente não curto muito - a fim de entender quem era o casal Lauren e Ryan antes de todo o fiasco e poder torcer por eles, porque sem isso, eu acredito que o leitor teria ficado completamente desconectado do casal, até porque a gente acaba vendo muito pouco do Ryan durante todo o livro.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page