top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Resenha: Bela Distração (Irmãos Maddox #1) - Jamie McGuire


Título Original: Beautiful Oblivion

Série: Irmãos Maddox #1

Editora: Verus

Data de Lançamento: Outubro de 2014

Página: 308 Gênero: Romance, Contemporâneo, New Adult.






Sinópse:

O fenômeno de Belo Desastre continua com este primeiro volume da série Irmãos Maddox Cami Camlin é uma garota intensa e independente. Agora, cursando a faculdade e trabalhando como bartender no The Red Door, Cami não tem tempo para nada, até que uma viagem para visitar seu namorado é cancelada e, pela primeira vez em quase um ano, ela tem um fim de semana de folga. Trenton Maddox era o rei da Universidade Eastern. Mas, depois de um trágico acidente virar sua vida de cabeça para baixo, ele deixa o campus para lidar com a culpa esmagadora. Um ano e meio depois, Trenton está morando com o pai e trabalhando em um estúdio de tatuagem para ajudar a pagar as contas. Justamente quando ele pensa que sua vida está voltando ao normal, nota Cami sozinha em uma mesa no Red Door. Como a irmã mais velha de três caras de pavio curto, Cami acredita que não terá problemas para manter a amizade com Trenton no nível estritamente platônico. Mas, quando um Maddox se apaixona, é para sempre — mesmo que Cami possa ser a razão para que a já fragilizada família Maddox desmorone de vez. Em Bela distração, mergulhamos novamente nas emoções do universo de Belo desastre, além de vislumbrar mais alguns momentos do casal mais amado da literatura new adult, Travis e Abby.

Resenha:

Como eu havia dito no meu post anterior, esse livro é/foi provavelmente um dos livros mais aguardados deste ano. Simplesmente porque a autora Jamie McGuire encantou milhares de leitores com o seu romance montanha-russa entre um bad boy difícil de domar e por sua vez, uma garota difícil na queda. Confesso que fiquei meio reticente quando saiu à notícia de que a autora de Belo Desastre iria continuar esta saga, só que agora contando a história de cada irmão Maddox. Eu não sabia o que esperar. Perguntei-me se ela iria repetir a mesma fórmula de Belo Desastre nos livros seguintes ou se ela iria implementar uma fórmula nova. Eis aqui as minhas impressões. Mas já digo de antemão que é impossível não fazer um quadro comparativo de ambos os livros, principalmente quando um livro está tão interligado no outro.


Jamie McGuire de fato meio que repete a fórmula. Não sei se foi porque ela quis manter o mesmo clima para não decepcionar os fãs, ou se foi porque ela não via muitos caminhos tão interessantes para prosseguir com a história. Beautiful Oblivion tem muitos pontos parecidos com Belo Desastre. Percebemos isso já inicialmente pela a similaridade do Trenton com o Travis e digo isso não só fisicamente, mas de forma geral. Essa história também tem a mesma perspectiva do cara que se apaixona pela a garota; com ela se mostrando "indisponível", mas ao mesmo tempo incapaz de se manter distante e em decorrência disso se estabelecendo uma amizade complicada.


Achei a história de Belo Desastre melhor do que a de Beautiful Oblivion. É mais elaborada, envolvente e bem mais intensa. O que também não quer dizer que Beautiful Oblivion não seja, apenas um pouco menos. O interessante para mim, é que gostei do Trenton mais do que do Travis. Na verdade eu nunca fui muito fã do Travis. Sempre o achei “exagerado” praticamente beirando a doença. O Trenton é do mesmo jeito só que em uma versão melhorada. Um pouco menos intenso e um pouco mais pacífico. Não sei se é pela própria personalidade, ou se é porque ele é mais velho, ou se porque têm mais responsabilidades... não sei! Mas realmente o achei mais maduro. Agora o mesmo não aconteceu entre a Abby e a Cami. Achei a Abby bem mais interessante do que a Cami. Obvamente que existiram coisas que eu gostei e desgostei em ambas. Mas acho que a Abby é mais carismática. Um ponto positivo a se destacar é que ambas tem personalidades muito fortes e não se sujeitam ao papel bobo de ficar babando o cara só porque ele é “badalado”.


No fim das contas eu gostei desse livro, não tanto quanto Belo Desastre, mas como a autora meio que repetiu a fórmula, a história proporcionou aquele mesmo excitamento do outro. Inclusive, tem um pequeno mistério nesse livro, que acaba por aguçar a curiosidade do leitor. Porém, quanto a isso eu confesso que esperava mais algumas explicações. Achei esse ponto meio decepcionante porque o livro acabou e eu meio que fiquei pensando “só isso?”. Acho que faltou juntar um pouco mais os pontos e dar mais sentido ao cenário que ela construiu. Não posso falar muito sobre o assunto, pelos spoilers, mas acho que talvez seja o caso de esperamos pelos próximos livros pra entendermos melhor o que aconteceu. Ah e para aqueles se perguntando se a Abby e o Travis aparecem, a resposta é sim, principalmente ele. Só que a história desse livro não acontece depois que a Abby e o Travis se conhecem e terminam juntos, ambas as histórias ocorrem simultaneamente.


Enfim, esse livro conta a história da Cami e do Trenton. Eles estudaram juntos na escola, mas nunca foram amigos. Agora, ela tem 22 anos, estuda na mesma faculdade do Travis e da Abby, mora em um apartamento com a sua melhor amiga e trabalha como bartender no The Red Door. Ele por sua vez, mora com o pai e trabalha período integral em um estúdio de tatuagem. O livro começa com uma viagem da Cami para ver o seu namorado na Califórnia ser cancelada. Pela primeira vez em muito tempo, ela fica com tempo livre pra si mesma, pois tirou alguns dias de folga do trabalho. Com a viagem cancelada, ela decide se divertir um pouco e vai com a amiga no mesmo bar em que trabalha e lá ela acaba conhecendo o Trenton. E ai a história vai se desenvolvendo com ele investindo pesado nela até que estabelecem uma amizade platônica.

Eu só estava pensando que agora seria uma boa hora como qualquer outra para você saber que é perfeita e que não seria nada mau se em breve você se apaixonasse loucamente por mim.

Uma das complicações que barra a possibilidade do desenvolvimento desse relacionamento pra algo além da amizade, é que além de ele ser um Maddox – e isso por si só já diz muita coisa - é que ela tem um namorado. Muito embora, ela mal o veja, pelo o fato de ele morar na Califórnia. Ela o ama – ou acha que ama- e tudo seria perfeito, se pelo menos eles morassem perto um do outro ou se ele a tivesse como prioridade em sua vida. Pelo menos dessa forma, o Trenton não ocuparia tanto espaço em sua vida e nem significaria tanto assim.

Meu estômago caiu. Eu estava em apuros. Grande, desastroso, Maddox apuro.

Outra coisa importante a ressaltar é que este livro assim como Belo Desastre, é contado pelo o ponto de vista dela, assim a gente fica meio alheio a como o Trenton se sente e pensa.

Esse livro é envolvente. A Jamie mais uma vez escreveu uma história excitante, na qual deixa os leitores com um gostinho de “quero mais”. Quero muito ler o próximo livro. Pergunto-me de quem será. O Thomas, talvez?


OBS: Não acredito que o leitor precise de ler Belo Desastre para ler Beautiful Oblivion. Um não depende do outro. Você não ficará perdido se não ler os antecessores, embora eu aconselhe que você leia. Você terá uma visão mais abrangente do mundo dessas pessoas.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page