top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Review: The Girl He Used To Know - Traci Garvis Graves

Editora: St. Matin's Press Língua: Inglês

Páginas: 304 Gênero: Romance, Contemporâneo, Adulto. Lançamento: Abril de 2019.






Sinópse:

Annika Rose é uma estudante de Literatura Inglesa na Universidade de Illinois. Quase sempre angustiada em situações sociais onde ela acha o comportamento da maioria das pessoas confuso, ela prefere ficar com a organização e disciplina dos seus livros ou com a solidão silenciosa de jogar xadrez. Jonathan Hoffman juntou-se ao clube de xadrez e perdeu o seu primeiro jogo - e o seu coração - para a tímida e desajeitada, mas brilhante e bela Annika. Ele admira a sua capacidade de ser fiel a si mesma, as suas peculiaridades e aceita os desafios envolvidos na busca de um relacionamento com ela. Jonathan e Annika revelam o que há de melhor um no outro, encontrando confiança e coragem dentro de si para planejar um futuro juntos. O que se segue é um caso de amor tumultuado, porém terno, que resiste a tudo, exceto à tragédia imprevista que os separam, destruindo a conexão que há entre eles e deixando que ambos percorram as suas vidas sozinhos. Agora, uma década depois, o destino reúne Annika e Jonathan em Chicago. Ela está vivendo a vida que ela queria como bibliotecária. Ele é um gênio de Wall Street, se recuperando de um divórcio e buscando um novo começo. A atração e os sentimentos fortes que eles compartilhavam são instantaneamente reacendidos, mas até que eles enfrentem os medos e ansiedades que os separaram, uma segunda chance terminará antes mesmo de realmente começar.

Resenha:

Você alguma vez já se apaixonou por uma garota diferente? Não diferente apenas de qualquer garota com quem você já namorou antes, mas da maioria das pessoas em geral?

Esse livro é realmente apaixonante. Correspondeu a todas as minhas expectativas. The Girl He Used To Know é mais uma brilhante obra da autora Tracey Garvis Graves que também escreveu o sucesso do New York Times, 'Na Ilha '.


Eu não sabia ao certo o que esperar desse livro, tendo em vista que a mocinha da história é autista. Até então nunca havia lido um livro com um personagem com austismo ou asperger, e olha, me apaixonei. Não sabia como a autora iria trabalhar esse tópico tão delicado, mas que se feito certo, poderia resultar em uma grande e linda história. Diante da qualidade da autora e das maravilhosas resenhas que li sobre o livro, mergulhei de cabeça certa de que iria me apaixonar pela a obra e não deu outra. Fiquei fascinada por esse romance.


A história de amor desse livro é extremamente cativante. Te faz pensar que existem pessoas maravilhosas e especiais no mundo que estão dispostas a olhar para o outro ser humano e ver não só as “diferenças” que muitos de nós possuímos, mas também enxergar o todo.


Como mencionei anteriormente, a Annika é autista e por essa razão ela se sente desencaixada da sociedade. Ela tem uma vida bem solitária. Sem amigos, sem namorado, sem vida social... Ela não sabe como se comportar e falar adequadamente, e assim ela se recolhe dentro de uma bolha para não precisar se expor a situações constrangedoras ou que ela não saiba como se portar.

Era difícil para mim pensar em algo rapidamente, e é por isso que preferia, se possível, não dizer nada por medo de que não fosse a coisa certa.

Entretanto, a Annika abandona relativamente essa bolha de proteção quando ela sai da casa dos pais e vai para faculdade. Lá ela se depara com um mundo novo. Cheio de desafios e dificuldades, mas também com muitas surpresas boas.

Eu quero trabalhar em uma biblioteca um dia", eu disse, "quero passar todos os dias da minha vida rodeada de livros.

Na realidade, o livro transcorre entre o passado e o presente. No passado a gente acompanha a história deles nos tempos de faculdade e o presente se passa 10 anos depois.


O passado nos mostra quando a Annika conheceu o Jonathan e como eles se apaixonaram e no presente eles se reencontrando coincidentemente no supermercado 10 anos depois desde a última vez em que se viram. Normalmente não sou muito fã dessa coisa de flashbacks, inclusive romances de segundas chances também não me atraem muito, mas com essa história foi diferente. O fato da Annika ser autista deu o tom de singularidade a história, pois tudo relacionado a ela é imprevisível. Assim, embora alguns aspectos de um romance serem sempre previsíveis, nesse caso em especial, determinadas coisas pareciam inesperadas.

De pé na calçada, me pergunto se ela ainda se lembra de como era ser apaixonada por mim. Eu não me esqueci de como era se apaixonado por ela.

A forma com a qual autora descreve a Annika é bem delicada e sensível. Ela é uma personagem maravilhosa. Adorei conhece-la e o melhor de tudo é que ela parecia muito real. Uma mulher doce, sensível, objetiva, engraçada e por vezes muito confusa em relação a ela mesma. O Jonathan também não fica atrás. A forma com a qual ele lidava com as situações era de uma sensibilidade única. Ele se apaixonou pela pureza da Annika e por tudo o que ela acrescentou a vida dele. Ela se apaixonou por ele por tudo o que ele é, mas também por fazê-la se sentir especial e principalmente permitir que ela pudesse ser ela mesma.

A vida não é fácil para ninguém. Todos nós temos desafios. Todos nós enfrentamos adversidades. É como superamos tudo isso que nos torna quem somos.

A história também nos apresenta personagens secundários maravilhosos. Amei a melhor amiga da Annika. Ela também teve muita relevância na história, pois como o Jonanthan ela também foi responsável pelo o crescimento da Annika. Além da Janice a gente também tem a oportunidade de ver a relação dela com a família, e essas interações também acrescentaram muito a narrativa.


Enfim, amei o livro e indico de olhos fechados, especialmente para quem procura por um romance que seja fora dos padrões. A única ressalva que eu tenho quanto ao livro como um todo é o final. O último capítulo ficou extremamente apressado. A autora de uma hora para a outra ao invés de narrar a melhor parte do livro, simplesmente fez um resumão e encerrou a história. O livro ficou com um gostinho de quero mais. Uma grande pena porque realmente queria ter visto uma narrativa mais elaborada e também alguns detalhes para fechar o livro com chave de outro, mas infelizmente não aconteceu. Poderia ter sido o livro perfeito. Ainda assim, dei 5 estrelas pela forma que a autora abordou o assunto. Ela faz a gente sentir junto com os personagens e não conseguir se desvincular da história. Ela criou um enredo e personagens muito especiais. No entanto, fica essa ressalva para quem for ler o livro.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page