top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Resenha: Os Números do Amor - Helen Hoang


Nome Original: The Kiss Quotient Editora: Paralela Língua: Português

Páginas: 304 Gênero: Romance, Contemporâneo, Adulto. Lançamento: Agosto de 2018.






Sinópse:

Depois de tomar um pé na bunda, a última coisa que eu precisava era me tornar vizinha de alguém que me lembrasse do meu ex-namorado, Elec. Damien era uma versão mais sexy do meu ex. O vizinho que eu chamei de "artista irritado" também tinha dois cachorros enormes que me mantinham acordada com seus latidos. Ele não queria nada comigo. Ou era o que eu pensava até que uma noite eu ouvi risadas vindo através de um aparente buraco na parede do meu quarto.
Damien estava ouvindo todas as minhas sessões de telefone com o meu terapeuta. O artista sexy agora conhecia todos os meus segredos mais profundos e inseguranças. Nós começamos a conversar. Ele me deu dicas para superar meu rompimento. Tornou-se um bom amigo, mas deixou claro que não poderia ser nada mais. O problema era que eu estava me apaixonando por ele. E por mais que ele me afastasse, eu sabia que ele sentia algo por mim... porque seu batimento cardíaco não mentia. Eu pensei que meu coração havia sido destruído por Elec, mas estava vivo e batendo mais forte do
que nunca por Damien. Eu só esperava que ele não o destruísse para sempre.

Resenha:

Garotas como eu assustam os caras. Garotas como eu nunca foram convidadas para sair por um único garoto. Garotas como eu têm que encontrar o seu próprio caminho, fazer a sua própria sorte. Eu tive que lutar por todos os sucessos da minha vida e vou lutar por isso. Eu vou ser boa no sexo, e então eu finalmente serei capaz de atrair a pessoa certa para ser mim.

A indicação desse livro surgiu logo depois de eu ler ‘The Girl He Used To Know’ da autora Tracey Garvis Graves. ‘The Kiss Quotient’ - que no Brasil ganhou o nome de 'Os Números do Amor' - seria tão bom quanto e teria mais ou menos a mesma pegada. Aliás, já tinha visto esse livro anteriormente porque ele concorreu aos melhores de 2018 pelo o Goodreads. No entanto, ele ainda não havia chamado a minha atenção. Pensei que fosse só mais um romance igual a tanto outros. Porém, estava errada.


Os Números do Amor é um romance apaixonante sobre duas pessoas que embora sejam de mundos muito diferentes, possuem a mesma essência. Diria que esse livro é uma mistura de The Girl He Used To Know’ com o filme ‘Uma Linda Mulher’.


Stella é uma economista de 30 anos de idade super bem sucedida e realizada na sua profissão. No entanto, a sua vida pessoal é inexistente. A Stella não faz nada além de trabalhar o dia inteiro durante todos os sete dias da semana. Sem amigos, sem namorado e sem vida social, ela apenas vive para trabalhar.


No entanto, com a recém chegada aos 30, a sua mãe tem começado a pressiona-la para arrumar um namorado, casar e eventualmente ter filhos. Porém, esse é um terreno completamente desconhecido para a Stella. A protagonista tem a Síndrome de Asperger - um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional, - e por essa razão ela sente uma certa dificuldade em se relacionar com as pessoas. Ela nunca se sentiu confortável em se expor ao ponto de se envolver e se apaixonar por alguém. Embora ela não seja virgem, a experiência dela na área sexual é completamente inexistente. A Stella acredita que o seu autismo a torna incapaz de ter um relacionamento bem-sucedido. Dando-se conta dessa situação, ela resolve arrumar um namorado. Porém, ela percebe que precisará aprender algumas coisas afim de não parecer muito despreparada quando finalmente encontrar alguém.

"Ela tinha uma síndrome, mas a síndrome não era aquilo que a definia. Ela era Stella. Um indivíduo único."

Assim, ela tem a ideia de procurar uma agência de garotos de programa para ensina-la a navegar por essa área. Nesse ponto, entra o Michael. Meio russo e meio vietnamita o Michael é um jovem que há um tempo atrás se viu em um momento muito difícil financeiramente e precisando ajudar a sua família, resolveu colocar a sua incrível aparência e os seus conhecimentos sexuais para uso. Entretanto, ele não é o tipo de cara que se gaba de trabalhar como garoto de programa, na verdade ele tem muita vergonha e acaba fazendo disso um grande segredo para todo mundo que o conhece.

Não quero só uma noite ou uma semana. Quero você o tempo inteiro. Gosto de você mais do que de cálculo algébrico, e olha que matemática é a única coisa capaz de unir o universo.

O Michael também tem algumas questões mal resolvidas com ele mesmo. Com baixa autoestima ele não acredita que tenha muito valor e que seja capaz de grandes coisas. Acostumado a ter as mulheres o vendo apenas como um “pedaço de carne”, ele nunca teve a experiência de ter uma mulher o tratando com respeito e consideração. Não até conhecer a Stella. Eu fiquei encantada pelo a sensibilidade do personagem, e a sua vulnerabilidade o fazia ainda mais apaixonante.

Você é perfeita (...) Tudo o que te torna diferente faz parte dessa perfeição.

Ele é uma pessoa incrível e quando ele a conhece, o Michael fica completamente surpreso. Surpreso por conhecer uma mulher jovem e bonita procurando pelos seus serviços. Surpreso pela a forma gentil que ela o trata e também surpreso por perceber que ela é de fato completamente inexperiente. Intrigado, ele quebra uma regra e aceita o pedido dela de se encontrarem mais de uma vez.


Na tentativa de estabelecer uma conexão entre eles para desenvolver a parte sexual, os dois acabam se tornando amigos. Com o Michael abrindo os horizontes da Stella e a fazendo sentir-se especial ela inevitavelmente se apaixona. Ele sempre se mostrou atencioso, gentil e respeitoso. Nunca pressionando os limites dela e nunca a fazendo sentir-se inadequada. Ele entendeu e gostou da Stella independente de rótulos ou qualquer tipo de coisa. Da mesma forma, a Stella nunca o julgou negativamente pela suas escolhas. Ela gostou dele exatamente pelo que ele é, independentemente de qualquer coisa.

Mas eu quero que você saiba que eu posso lidar com a verdade. Se eu não for o suficiente para você, então é justo e eu aceito isso. Eu vou superar você eventualmente. Eu não quero ser mimada ou protegida por causa do que sou. Eu não preciso da sua amizade por pena.

Aliás, uma coisa que eu gostei muito nesse livro e que o tornou especial para mim é que a autora em momento algum colocou o fato do Michael ser um garoto de programa sobre uma perspectiva vergonhosa, assim como também não colocou o autismo da Stella sobre uma perspectiva negativa. Pelo o contrário, ela nos apresentou personagens que não se resumem a um garoto de programa e a uma mulher autista. Há tantas coisas boas e legais sobre ambos que tudo isso acabou por tornar o romance ainda mais especial.

Amei esse livro. Definitivamente entrou para a minha lista de melhores do ano.


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page