top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Review: Paper Swan - Leylah Attar


Editora: Independente Língua: Inglês

Páginas: 390 Gênero: Romance, Contemporâneo, Suspense, Dark, Adulto. Lançamento: Agosto de 2015.






Sinópse

Dizem que se leva 21 dias para formar um hábito. 
É mentira. 
Por 21 dias ela permaneceu firme. Mas no dia 22, ela teria dado qualquer coisa para ter o doce sono da morte. Porque no dia 22, ela percebeu que a sua única saída significaria a morte certa para um dos dois homens que ela ama. 
Um apavorante conto de paixão, perdas e redenção, 'The Paper Swan' é uma história de amor intensa, ainda que emocionante, cheias de intrigas e suspense. 
Atenção: este NÃO é um triângulo amoroso..

Alerta Gatilho: O livro contém temas relacionados a sequestro, violência física, abuso psicológico.


Resenha:

Caramba! Que livro espetacular! Eu realmente não tenho palavras para descrever 'The Paper Swan'. Pelo menos nada que faça jus a essa história. Eu comecei a ler esse livro de noite e eu simplesmente não consegui colocá-lo de lado e ir dormir. Virei à noite inteira lendo, continuei durante a manhã e só parei porque realmente foi preciso. Esse é o tipo de livro que você irá virar as páginas sem nem perceber, e quando se der conta, já terá acabado. E mesmo depois de finalizado, eu ainda não consegui tira-lo da minha cabeça. Esse é do tipo que fica impregnado na minha memória. É uma história única. Até então eu nunca havia lido nada como 'The Paper Swan'. Inicialmente você imagina que essa seja uma história que vá abordar a Síndrome de Estocolmo, mas quando você se dá conta, a história se torna tão mais complexa e intricada do que isso. Ela toma caminhos que você jamais imaginou. Ele é realmente surpreendente. É cheio de reviravoltas e algumas são tão inesperadas que você fica realmente impressionada. E que escrita fantástica. Essa autora tem o dom das palavras. Ela te cativa, te envolve e te faz sentir tudo o que os personagens estão sentindo. E sem falar que é tanta história em só 200 e poucas páginas. Claro, muita coisa acaba nos sendo contadas ao invés de mostradas, isto porque o livro acaba transcorrendo em um espaço de tempo muito grande e eventualmente ele também volta no passado para entendermos melhor os personagens e a carga emocional que ambos carregam. Sem isso, nós não conseguiríamos alcançar a complexidade das situações apresentadas nesse enredo. Eu realmente gostaria de fazer uma resenha mais detalhada, falar mais sobre a história e principalmente sobre os personagens, mas esse aqui é o tipo de livro que você realmente tem que ir às cegas. É difícil até de falar sobre o que ele é porque eu correria o risco de dizer algo que os fariam juntar os pedaços e desvendar as reviravoltas que definem essa história. Se perceberem a própria sinopse é bem vaga, então eu realmente não quero estragar a leitura de quem se interessar pelo livro e resolver ler.

Não há caras bons ou caras maus. Todos têm alguma razão.

A fim de terem apenas uma vaga noção da trama, o livro já começa em plena ação quando a protagonista com uma arma na cabeça é seqüestrada e passa a encarar a morte pelas mãos de um cara que ela nunca viu na vida. A Skye sempre viveu uma vida de privilégios. Com a mãe falecida, o pai se tornou a base da sua vida, dando todo o amor e satisfazendo todas as suas vontades. No entanto, sobre as mãos cruéis do seu captor, a única coisa que a oferece conforto é relembrar um tempo de sua infância no México quando a sua babá que era mais uma espécie de mãe, lhe cantava canções de ninar para afastar todos os seus medos e angustias. Uma infância em que também havia o filho da sua babá e que eventualmente acabou se tornando o seu melhor amigo. Ele sempre a fazia sentir-se querida, segura e feliz. E agora, fora dessa bolha de proteção, ela precisará fazer o que for preciso para sobreviver.

Não brinque com escorpiões a não ser que queira ser picada. Nós somos predadores, cruéis e cheios de veneno.

Porém, como eu disse, a história vai bem além disso. Essa é basicamente a premissa do livro. E embora esse seja um livro de suspense e que tenha cenas angustiantes e chocantes, ele também aborda uma linda e apaixonante história de amor. E sim, eu sei que eu disse ali em cima que a história envolve um seqüestro e momentos aterrorizantes e etc, mas lembram também que eu disse que o buraco é mais em baixo?! rsrs Pois é, essa história irá te levar por caminhos inesperados.

Ou você escolhe o amor ou você escolhe o ódio, porque aonde um vive, o outro morre.

Isso tudo sem falar que o cenário desse livro é maravilhoso. Boa parte dessa história transcorre em um barco sobre as águas do México, pois é aonde a protagonista é mantida como refém. E eu pessoalmente gosto muito quando temos a oportunidade de embarcar em cenários desconhecidos e inusitados.

Não há espaço que seja tão escuro, tão vasto ou tão irreparável que não possa ser preenchido com amor.

Por fim, embora o livro às vezes fique meio pesado, ainda assim não é nada que seja tão difícil de lidar. Acredito que isso seja devido à escrita mágica da autora que mesmo chacoalhando a história, ainda assim faz o leitor sentir-se amparado e seguro. Inicialmente, eu sabia que essa seria uma leitura com uma profundidade emocional bem grande e que nem todas as minhas emoções seriam pacíficas e agradáveis, mas o que eu não sabia é que ao fim, eu também embarcaria em uma jornada tão tocante, eletrizante e até mesmo confortante pro coração. Leitura fascinante e digna de todas as estrelas possíveis. Editoras brasileiras apostem nesse livro! Infelizmente, ele não foi publicado por aqui e eu honestamente não sei se existe tradução independente dele pela a internet. Eu mesma o li em inglês e comprei o e-book na amazon (link na descrição).

bottom of page