top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Review: Bound by Vengeance (Born in Blood Mafia Chronicles #5) - Cora Reilly


Série: Born in Blood Mafia Chronicles Volume: #5 Idioma: Inglês

Páginas: 256 Gênero: Máfia Romance Lançamento: 2019






Sinópse:

Grow
He’d never had something to himself, never even dared to dream about owning something so precious. He was the unwanted bastard son who’d always had to content himself with the leftovers of others. And now they’d given him what only a few weeks ago had been out of his reach, someone he wasn’t even allowed to admire from afar, one of their most prized possessions. Thrown at his feet because he was who he was, because they were certain he would break her. He was her punishment, a fate worse than death, a way to deliver the ultimate punishment to her father who had displeased them so greatly. 
Cara 
She had always been the good girl. It didn’t protect her. She didn’t know his real name. People called him Growl to his face, and the Bastard behind his back. Both were names he couldn’t possibly have chosen for himself. His eyes were empty, a mirror to throw back her own fear at her. He was a brutal hand of the Las Vegas Camorra. And now she was at his mercy.

Alerta Gatilho: O livro contém temas relacionados a violência física e abuso.


Resenha:

A princess and a monster, that's what they were.

Gente, que livro complicado de escrever uma resenha perfeitamente sincera, viu. Mas vamos por partes. Primeiro de tudo, Bound by Vengeance (Ligados Pela Vingança em uma tradução livre) é um romance de máfia e o quinto livro da série Born in Blood Mafia Chronicles. Inclusive, já fiz outras resenhas sobre essa série aqui no blog. Contudo, apesar de pertencer a uma série e esse já ser o quinto volume, diria que caso você queira, pode lê-lo como standalone, pois os protagonistas desse livro nunca apareceram nos livros anteriores, logo os outros volumes da série não fazem tanta diferença. A não ser que você queira entender detalhadamente o mundo que cerca toda essa história.


Dito disso, podemos nos aprofundar ao livro. Como 90% do que leio hoje em dia são livros independentes e em sua edição original em inglês logo, é normal que eventualmente eu me depare com obras que não tenham uma edição muito boa, porém eu costumo relevar justamente por se tratarem de livros independentes. No entanto, confesso que se eu fosse publicar um livro meu no qual eu dediquei tanto suor, seria da forma mais impecável possível, afinal de contas, é o seu trabalho e ele merece ser valorizado sobre todos os aspectos.

Isto posto, nos mais de 500 livros que já li, eu acredito que nunca me deparei com um livro tão mal editado na minha vida. Erros que mesmo que eu quisesse não conseguiria ignorar. Não falo nem só de erros gramáticas, mas erros grotescos do tipo que a autora pula da primeira pessoa para a terceira de uma frase para outra. Assim, eventualmente tudo isso se misturava e virava uma confusão de eu nem sequer entender o que a Cora Reilly estava dizendo. Ou seja, isso foi complicado porque tirava completamente o foco da história e ocasionalmente ainda me deixava confusa.

Just because someone isn’t alone doesn’t mean they aren’t lonely

Dessa forma, a nota desse livro seria por volta de 2 estrelas se eu não tivesse gostado tanto dos personagens e ter ficado tão submersa na história. E isso tudo sem falar que além de tantos erros, o final do livro foi péssimo.


Resumidamente Bound by Vengeance procede os livros da série spin off The Camorra Chronicles. Aqui vemos os eventos que antecederam a chegada do Remo e os seus irmãos em Vegas. Growl é o filho bastardo do Capo Falcone, porém como ele foi um fruto fora do casamento, não foi reconhecido como filho legítimo. Logo, Growl trabalha para o pai como uma espécie de hitman e faz todo o trabalho sugo. Ele é um tipo bem estranho e que ninguém na máfia quer cruzar o caminho. Cara é a protagonista feminina da história e ela lhe é dada de "presente" pelo o pai do Growl como resultado de uma traição executada pelo pai de Cara.

It was easier to live without something you’ve never had, because you didn’t know what you were missing, but once you’ve had something it was difficult giving it up.

De uma hora para a outra o mundo da Cara dá uma volta de 360º. A autora abre o livro nos apresentando uma jovem da elite da máfia de Vegas com uma vida de luxo e prestes a ficar noiva. No dia seguinte o Capo entra em sua casa, vira o seu mundo de cabeça para baixo e agora ela se vê refém do homem mais assustador que ela já viu na vida. Consequentemente, perde tudo o que tem: família, status, dinheiro, noivo, amigos e qualquer lugar que um dia poderia vir a ter dentro da sociedade. Ela vai do luxo a pobreza tendo em vista que o Growl não dá a miníma pra dinheiro ou posição social. Ele não precisa de muito pra viver, logo ele tem uma vida bem simples.

Não existe nada muito especial sobre a Cara. Ela foi uma personagem mediana. Ela teve momentos bons e ruins. Conhecemos uma protagonista bem determinada que jamais desiste da sua família e faz de tudo para salvar a sua mãe e irmã mais nova. Por outro lado, ela teve alguns momentos superficiais e é muito preocupada com a opinião e julgamento dos outros Mas eu gostei muito do relacionamento dela com os cachorros do Growl. Isso foi um plus bem fofo pra história.

You are worth more than anything I’ve ever owned or will ever own.

No fim, tirando a edição mal feita ou talvez inexistente, a minha única outra queixa relevante seja o final. Ele acabou simplesmente do nada. Quase como se a autora tivesse ficado entediada com o livro e tivesse resolvido termina-lo sem um final trabalhado. E isso tornou-se ainda pior, porque além de não termos um epílogo, os dois não aparecem nos livros seguintes. Ou seja, o leitor fica sem saber o que acontece com o casal no futuro próximo, o que é um tanto atípico vindo da Cora. O que me deixa um pouco mais conformada é que a autora lançará em breve uma antologia de Born in Blood Mafia com contos dos casais da série e a Cara e Growl farão parte. Mas de qualquer forma, foi bem frustrante terminar o livro sem saber o futuro deles.


No mais, foi um livro que me manteve presa a história do começo ao fim. Parava a leitura apenas para fazer o essencial. Penso que se a Cora tivesse feito uma boa edição e um final digno, Bound by Vengeance estaria no topo dos melhores livros da autora.

bottom of page