top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Review: Method da Kate Stewart


Idioma: Inglês

Páginas: 410

Editora: KLS Press

Gênero: Romance Contemporâneo e Adulto.

Lançamento: Abril de 2019.






Sinópse:

Hollywood é uma tentação, uma trapaça, um demônio que rouba almas. Casei-me com um dos atores tops da lista, sabendo que venho em segundo lugar comparado ao seu ofício. Mas Lucas e eu somos um casal de ouro, um conto de fadas moderno. Eu nunca duvidei do que construímos ... até a morte repentina do melhor amigo de Lucas criar um tremendo escândalo e abalar a base de nosso relacionamento.
Eu escolhi o Lucas como meu porto seguro... já ele escolheu o papel da sua vida.
Pelos próximos três meses, compartilharei minhas noites com um estranho, observando enquanto Lucas enterra sua dor, imerso em seu papel e vivendo como outra pessoa. Já fizemos isso antes. Digo a mim mesma que é apenas mais um filme e quando acabar ele irá voltar para mim. Eu deveria saber que desta vez seria diferente. Para ter meu marido de volta, vou precisar da força extrema. Acontece que no fim, para chegar lá, precisarei passar por dois homens.

Alerta Gatilho: O livro aborda temas senssíveis.


Resenha:

Acho que todos deveriam ficar ricos e famosos e fazer tudo o que sempre sonharam para depois perceberem que essa não é a resposta. - Jim Carrey

Fiquei bem impressionada com esse livro. Kate Stewart é uma autora que não escreve mais do mesmo. As histórias dela costumam ser bem únicas e sem muitos elementos genéricos. São histórias da vida real e, usualmente, essas histórias costumam ser bem caóticas e emocionalmente dolorosas. Uma coisa que eu gosto nos romances da Kate é que ela não pinta o amor de uma forma idealizada, fácil e preto no branco e, esse livro não foi diferente.

Humanos são gloriosamente falhos e alguns tipos de amor nunca são verdadeiramente incondicionais. Grande parte do meu erro foi esperar que nosso amor continuasse perfeito, porque na maioria das vezes, ele realmente foi. É escolher esse amor, mesmo depois de vermos as imperfeições que nos fortalece ou nos separam de vez. — Mila

Mila achava que tinha um casamento quase perfeito. Apesar de ter se casado com o novo queridinho de Hollywood, Mila sabia no que estava se metendo quando disse ‘sim’. Ela confia no que eles construíram nestes seis anos de casamento, até que eles são colocados à prova. Dois grandes eventos ocorrem simultaneamente na vida deles. Blake - também ator e melhor amigo do Lucas - comete suícidio e paralelamente a isso, Lucas recebe a proposta de interpretar o que pode ser o grande papel da sua carreira. Lucas é um ator que utiliza um processo da atuação chamado Método. Isso consiste em você basicamente viver o seu personagem dentro e fora do set com o propósito de entendê-lo a fundo e incorporá-lo de forma natural. É um método que pode ser perigoso não só porque coloca em risco os seus relacionamentos, mas também porque a pessoa pode se perder em quem ela é.

Isso só mostra que artista incrível ele é. Eu nem consigo mais distinguir a verdade da ficção. — Mila

Quando o Lucas entra em um personagem, em algum nível ele deixa de ser quem ele é para viver aquele personagem. Mila entende esse processo e, por mais difícil que seja, ela entende e o apoia, afinal isso faz parte de quem ele é como ator. No entanto, dessa vez ela está temerosa, não só porque o personagem que ele interpretará a deixa receosa pela magnitude de quem ele é, como também pelo fato do Lucas se recusar a lidar com a dor da perda do amigo. Apesar deles se amarem loucamente, ambos os eventos afastam o Lucas cada dia mais da Mila. Diferente dos outros papéis, dessa vez ele quis se entregar tanto ao papel que ela já não sabe mais com quem está dividindo a própria casa. Os dois são levados aos extremos e o casamento é testado como nunca antes havia sido. Será que o amor e o que ambos construíram ao longo dos anos será suficiente para superar o que ambos se transformaram?

Estamos vivendo em uma terra de ficção e cabe a mim decifrar as verdades das mentiras. Ele está implodindo. Só espero poder salvá-lo antes que as mentiras nos engulam por inteiro. — Mila

Já havia lido histórias com celebridades, claro, mas nada como essa. Inclusive, a autora tirou muito do glamour do que é ser uma estrela de Hollywood e do que é ser casada(o) com uma. A autora não nos mostra apenas o lado bonito e obscuro de um casamento, mas também algumas coisas que eu antes nunca tinha me dado conta sobre o que é a vida de uma pessoa famosa. Por um lado a ambição de querer chegar lá e ser alguém e por outro, quando você já está lá e já conquistou o que sempre sonhou.

Tenho certeza de que a ideia de sucesso é muito melhor do que o próprio sucesso em si. Essa percepção me paralisou onde estou. Eu viajei um milhão de milhas e não cheguei a lugar algum. — Lucas

Esse livro aborda de uma maneira muito real e crua a forma como que determinados eventos inimagináveis podem nos afetar e, por conseguinte, os nossos relacionamentos. Fala muito sobre os altos e baixos da vida e sobre você se perder em quem você é. Questionamentos sobre o que você fez ao longo dos anos e os relacionamentos que construiu. Aborda as escolhas que nós fazemos, mas também as escolhas que os outros fazem e como elas refletem na nossa vida e em quem nós somos. É uma história sobre as dificuldades do casamento, amizades, fracassos, decepções, perdas, superação...

Talvez Blake e eu estivéssemos mais felizes com a ideia, com a mentira de que se chegássemos a um certo lugar, esse lugar é onde o encontraríamos o que procuravamos, seja ele qual for. Cheguei sozinho e não tem nada aqui ” — Lucas

Apesar da história ser bem emocional, eu não senti o meu coração partir por esses personagens de uma forma tão intensa como já senti antes, entretanto me vi capturada e envolvida na vida dessas pessoas como eu já não havia estado a um tempo. A Mila é um personagem que enquanto pessoa e mulher é tão bem resolvida sobre si que eu não senti uma empatia tão grande. Ela é perfeita sobre quase todos os aspectos, pelo menos para o Lucas e eu achei isso um pouco entediante. O Lucas é o personagem mais desafiador. Ele é quase perfeito também, mas algumas complexidades o tornam mais interessante. A autora foi capaz de nos mostrar com maestria a conexão entre eles, muito embora eu enquanto leitora não tenha me conectado de forma tão avassaladora que eu tenha perdido neles.


Entretanto, dei cinco estrelas porque embora o livro não tenha me deixado abalada emocionalmente, não tem como não reconhecer o incrível trabalho que a Kate Stewart fez com essa obra. Você percebe isso pela pesquisa de fundo que ela fez pra construir essa história e personagens, a forma delicada como ela tratou situações tão delicadas. Não tem nada que ela não tenha feito certo com esse livro e o motivos de eu não ter me envolvido tão profundamente, está mais relacionado comigo do que com o livro em si. Não estou dizendo que não tenha gostado, pelo contrário, eu amei a história, só não senti aquele soco no estômago que muitos que leram sentiram e isso tem mais a ver com as minhas preferências do que do com o livro.


Um exemplo disso é que eu não gosto muito de livro que vai e volta entre passado e futuro. E Method vai e volta no passado em vários pontos da vida do Lucas, mas enquanto casal o livro é basicamente contado em três tempos. O presente em que o casal está separado (embora seja o tempo mais escasso no livro), o passado em que os personagens estão passando pela crise e um passado ainda mais distante que é quando eles se conhecem e o relacionamento vai acontecendo. Eu queria que a parte que eles se conhecem tivesse sido mais resumida e menos detalhada. Achei que o livro ficou muito extenso e um pouco cansativo. Acredito que ele poderia ter sido um pouco mais editado para ter uma dinâmica ainda maior. Mas eu super recomendo esse livro, inclusive me relembrou o quanto essa autora é boa e os livros dela que eu já deveria ter lido.

“One of the things about acting is it allows you to live other people’s lives without having to pay the price.” — Robert De Niro

Essa quote ai de cima é uma das várias quotes que a autora cita no livro por grandes nomes do cinema que utilizam o Método como estratégia de atuação. Tem várias maravilhosas, mas a primeira lá de cima do Jim Carey foi a minha preferida e essa última do Robert De Niro é a descrição exata de como me sinto enquanto lendo um livro. ;)

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page