top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Resenha: É Assim Que Acaba - Colleen Hoover


Nome Original: It Ends With Us

Editora: Galera

Páginas: 368

Gênero: Adulto, Romance, Contemporâneo.

Lançamento: janeiro 2018.






Sinópse:

O romance mais pessoal da carreira de Colleen Hoover, É assim que acaba discute temas como violência doméstica e abuso psicológico de forma sensível e direta. Em É assim que acaba, Colleen Hoover nos apresenta Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. E é em um dos terraços de Boston que ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela.Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento que não é o que ela esperava. Mas será que ela conseguirá enxergar isso, por mais doloroso que seja?É assim que acaba é uma narrativa poderosa sobre a força necessária para fazer as escolhas certas nas situações mais difíceis. Considerada a obra mais pessoal de Hoover, o livro aborda sem medo alguns tabus da sociedade para explorar a complexidade das relações tóxicas, e como o amor e o abuso muitas vezes coexistem em uma confusão de sentimentos.

Alerta Gatilho: O livro contém temas relacionados a abuso.


Resenha:

Nossa! Que história! Após ler a 'nota do autor' no fim do livro, da qual você só deve ler depois que acaba-lo por conter spoilers, eu tenho que aplaudir a Colleen de pé. Que escritora magnífica! O que ela consegue fazer com as palavras vão além da minha compreensão. Mas vou sem sincera, confesso que algumas das histórias - embora sempre únicas - não funcionaram para mim e não sei exatamente o porque, mas não me conectei o suficiente. Não foram muitos livros, mas realmente tiveram alguns que me decepcionaram um pouco, mas não foi o caso com 'É Assim Que Acaba'.


Esse livro não é parecido com nada que ela já tenha escrito até hoje. Vou além ao dizer que possivelmente esse pode ter sido o livro da sua carreira. Acredito que não por ser a história mais bonita ou mais instigante, mas talvez por ter sido a história mais crua e real que ela já tenha escrito. Provavelmente, isso seja pelo o fato de ela ter vivido na pele os eventos pelo os quais a protagonista do livro passou e tenha se envolvido ainda mais com a história. Inclusive, ela mesma disse que passou por momentos muitos difíceis ao escrevê-la e depois de ter lido eu posso claramente entender o porquê. Hoje, eu vejo a Colleen com outros olhos. Olhos de admiração e como eu disse anteriormente, eu a aplaudo por dividir conosco e colocar em páginas toda a experiência e a dor dela com o propósito de nos fazer refletir sobre determinados aspectos da vida.

E esse livro é exatamente sobre isso. Realidade. Não vá lê-lo achando que vai encontrar apenas uma história de amor. O que eu pessoalmente amo. Ultimamente não tenho mais curtido romances tão fantasiosos no sentido de os personagens por mais defeitos que tenham ainda sim parecerem perfeitos demais. Cada vez mais tenho apreciado autoras que não temem ir a lugares mais arriscados ou desenvolver os seus mocinhos de formas mais cruas.

Apesar de eu ter lido algumas resenhas, fui ler esse livro sem ter a muita ideia do que encontraria pela a frente, o que foi ótimo, pois essa é uma surpresa que você precisa vivenciar junto com a protagonista. Sentir as emoções e aquele impacto com ela. A Colleen normalmente tem o poder de trazer as protagonistas para tão perto da gente, que por vezes você se esquece onde ela começa e onde você termina. E no caso, a experiência de viver esse livro no lugar da Lily foi simplesmente surreal. Aliás, essa foi provavelmente a melhor personagem da CoHo. Achei-a incrível.

Dito isso, acho melhor não detalhar muito nem os personagens e nem a história. Não gostaria que vocês fossem influenciados ou tenham uma ideia pré-concebida sobre a Lily, o Riley e o Atlas. Apenas leiam o livro e depois voltem aqui para me contar como foi à experiência para vocês. E bem, eu citei três pessoas, mas isso não se trata exatamente de um triângulo amoroso. A coisa toda é muito mais intrincada e complicada do que isso. Saibam apenas que a sinopse não chega nem a arranhar o que é a complexidade desse livro.

Apesar de tudo isso, não dei cinco estrelas apenas porque achei a primeira metade do livro um pouco entediante. Tanto que levei dois meses pra termina-lo, o que raramente acontece comigo. Por todas as resenhas que havia lido, fui com muitas expectativas. E não é que essa parte tenha sido chata em si, é só que até então não tinha nada demais. A questão é que a Colleen vai aos poucos construindo a história e estabelecendo determinados pontos até finalmente jogar a bomba. E bom, quando por fim isso acontece, você então entende o porquê de ela ter elaborado o livro dessa forma. E a partir daí, você passa a entender tudo e ai o seu coração aperta e você fica arrasada. Depois desse ponto, eu terminei o livro em poucas horas.

Mas enfim, é um livro triste, com momentos bonitos e encantadores, mas é especialmente um livro que irá te fazer refletir sobre tudo, especialmente sobre nós mesmos e as outras pessoas. E também te fará olhar para determinadas situações com outros olhos. Esse é daqueles tipos de livros que não se trata apenas de um entretenimento, ele de fato te agrega alguma coisa. E quando você chega ao fim e entende o porquê do nome 'It ends with us' você sente outro impacto e o pior, quando você acaba o livro e acha que a Colleen finalmente já terminou de maltratar o seu coração, você chega à parte da 'nota do autor' e ai você fica ainda mais arrasada. Mas apesar de tudo, o livro tem um final extremamente bonito e motivador. Não preciso nem dizer que vale a pena, né? Não foram cinco estrelas, mas chegou quase lá.


Não existe essa coisa de gente ruim. Somos apenas pessoas que as vezes fazem coisas ruins.... Acho que de uma certa forma, isso é verdade. Ninguém é puramente mau como também ninguém é puramente bom. Alguns só são obrigados a se esforçarem mais para oprimir o lado ruim.

PS: Conforme descrito na sinópse, esse livro contém temas delicados como abuso, violência doméstica e estupro.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page