top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Resenha: Mar da Tranquilidade - Katja Millay


Nome: Mar da Tranquilidade

Autora: Katja Millay

Editora: Arqueiro

Lançamento: 2014

Páginas: 368

Gênero: Romance, Contemporâneo, Young Adult, Drama.







Sinópse:

Esta mais do que na hora de Âmber MacLean, de 24 anos, encarar a verdade. Depois de frívolos seis meses fazendo um mochilão pela Nova Zelândia na Austrália e pelo o sudeste da Ásia, ela se encontra quebrada no Mediterrâneo, sem dinheiro suficiente para comprar uma passagem de avião de volta para a sua casa na Califórnia. 
Há lugares piores para ficar presa do que o lindo litoral do sul da Itália, mas o único trabalho que ela consegue arranjar é o de ensinar Inglês para duas das crianças mais capetas que ela já conheceu. Não ajuda o fato de que as crianças estão sob os cuidados do seu mal humorado irmão mais velho. Um italiano, ex piloto de moto chamado Desiderio Larosa. Obscuramente lindo e completamente misterioso, Derio testa a paciência de Amber a cada segundo - sem falar dos seus hormônios. 
Mas quando a sua posição como professora se transforma em uma de babá em tempo integral na antiga vila em ruínas, Amber se vê mais próxima do recluso e enigmático Derio e logo terá que escolher entre a segurança de sua vida nos Estados Unidos ou a incerteza do coração resguardado de Derio.

Resenha:

Eu li esse livro por pura curiosidade, porque na época que ele foi lançado nos Estados Unidos o burburinho em cima dele foi tamanho que eu pensei que ele pudesse ser uma exceção e eu vir a gostar dele, apesar de não curtir muito livros YA extremamente dramáticos. Isso, porque na maior parte das vezes eles se tornam um pouco cansativos e dependendo do livro, até mesmo muito denso.


Várias pessoas expressaram o quanto tinham amaram o livro e, inclusive, nem parecia um livro young adult, pela a maturidade que os personagens apresentam. Pois bem, eu li livro, e de fato eu até concordo com alguma das coisas que eu li. No entanto, não foi uma leitura que tenha me agradado tanto assim.


Ele é realmente um livro bem denso. É tão dramático que por vezes me deixou desconfortável. Mas eu até poderia ter passado por cima disso se os personagens fossem no minimo envolventes, o que não foi o caso. Aliás, refletindo melhor, não é nem que a história seja tão dramática, quem é dramática mesmo é a personagem principal. Nossa! Ela me irritou quase que o livro inteiro. Sabe aquelas pessoas que sentem pena de si mesmas e se fazem de vítima!? Essa é a Nastya. Infelizmente, um dia ela passou por uma experiência trágica que a fez mudar completamente. O leitor inicialmente não sabe o que aconteceu, mas a autora vai jogando algumas pistas no decorrer do livro para o leitor ir juntando as peças.


Mas enfim, acontece que ao invés de ela curtir a fossa dela por um tempo e depois de alguma forma tentar dar a volta por cima, ela se entrega completamente. Ela simplesmente para de viver, se torna um fantasma ambulante. Uma coisa extremamente mórbida.

Pois bem, no último ano do ensino médio ela resolve ir morar com a tia em uma nova cidade. Mas na escola ela faz de tudo para evitar as pessoas, finge até ser quem ela não é. Tudo o que ela quer é manter aquela vidinha de sentir pena dela mesma, sem nenhuma motivação pra viver, mesmo ela tendo a vida inteira pela frente e com pessoas que a amam e que se importam com ela. Aliás, ela até tem uma motivação, que é a vingança. E gente, isso me frustrou de um tanto que eu mal consegui sentir qualquer vestígio de respeito por essa personagem. Quero dizer, no fim a gente acaba entendendo pelo o que ela passou e realmente lamenta. Mas também achei o drama exacerbado. Parecia até o fim do mundo. Ou seja, pra mim não foi muito divertido ler sobre um personagem assim. Confesso que eu posso até estar sendo um pouco dura com ela, mas eu não gosto de vitimização então, realmente não me agradou muito.


Do outro lado da moeda, nós temos o Josh. Ele não é muito diferente da Nastya. Também não teve uma vida fácil e também se isola das pessoas. Porém, nesse quesito ele é ainda um pouco melhor do que ela, porque eu não senti como se ele tivesse desistido da vida, ele simplesmente tenta lidar com ela da forma como ele acha melhor. Também não é uma pessoa tão revoltada, sustentando tanta raiva dentro de si. Mas ambos são pessoas solitárias e que preferem evitar as pessoas. Ele se isola, ela também... E ela faz isso usando roupas góticas bem vulgares pra chocar as pessoas. Ah e ela também não fala... e quando digo não fala, é tipo, nunca mesmo. Com ninguém!


Mas enfim, a Nastya eventualmente conhece o Josh, e eles vão aos poucos se aproximando, até que alguns sentimentos começam a surgir e... bom, se apaixonam. O romance é daqueles que cresce aos poucos, e diria que foi até bonito, nada de tirar o fôlego, mas emocionante algumas vezes. São duas pessoas solitárias, sem muitas esperanças na vida e tentando lidar com a própria dor. Só que ele não sabe muito sobre a Nastya, porque ela não fala sobre o passado. Mas quando algumas verdades vem a tona... vira tudo do avesso.

Confesso que não previa a reviravolta que o livro dá no final, mas foi um ótimo adicional pra história. Juntando esse fato com a escrita fluente e misteriosa da autora, eu dou 4.5 estrelas. Em compensação, como não curti tanto os personagens, dou nesse quesito no máximo 3 estrelas. Mas o final também salvou um pouco. Então, acredito que esse livro tenha realmente ficado entre 3,5 para mim.

No todo, eu diria que eu gostei razoavelmente. Não me arrependo de ter lido, porque nós somos capazes de tirar algumas boas lições da história e, também nem posso dizer que eu esperava mais, porque já sabia que ele seria "dramático". Só não esperava desgostar tanto da personagem principal.

Só que assim, numa média de 100 pessoas, 90 delas adoram o livro, fui exceção, então não se deixem levar tanto pela a minha opinião. Deem uma chance, porque a história toca cada um de forma única e pode ser diferente pra você.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page