
Grande sucesso internacional da autora best-seller Jennifer L. Armentrou, a série Lux publicada nos Estados Unidos pela primeira vez em 2011 conta a história de um alienígena e uma humana que precisarão de lutar contra tudo e todos para viver esse amor "proíbido". Mas é também uma história de sobrevivência, superação e amizade. E ela tem até um pouco de ação, principalmente nos últimos livros. A editora Valentina trouxe para o Brasil o primeiro livro da série em 2015 e hoje, a série já encontra-se finalizada.
No entanto, devido ao sucesso da série, a autora começou a lançar alguns spin offs de Lux e hoje, a série tem algumas ramificações que eu explicarei melhor abaixo.
Lux é composta por 5 livros e 1 conto. Ressalto que embora a editora Valentina tenha publicado os 5 volumes da série pelo ponto de vista da Kat, ela não publicou o conto e não publicou Oblivion e a essa altura eu nem acredito que irá. O conto, chamado 'Shadows' se passa antes de Obsidiana. Mas 'Shadows' é meio que independente do primeiro livro, porque ele é mais voltado para o romance de um dos irmãos do Daemon, o Dawson com uma menina chamada Bethany. A Jennifer escreveu essa prévia, porque logo no começo de Obsidiana a gente descobre que algo aconteceu com esse casal e nesse conto a gente aprende um pouco mais sobre isso.
Oficialmente a série tem 5 volumes, mas na verdade são 6 e esse sexto livro se chama 'Oblivion'. A história toda gira em torno apenas desses 5 volumes principais contados pelo ponto de vista da Kat, mas há também um livro contado pelo pov do Daemon que é o Oblivion. Eu acreditava que ele fosse apenas um livro cheio de contos dos 5 volumes, porém contado pelo o ponto de vista do Daemon. Mas não, Oblivion é de fato contado pelo pov do Daemon, mas na verdade a autora condensou os três primeiros livros da série (Obsidiana, Ônix e Opala) nesse único livro e tudo pelo pov do Daemon. Tanto que Oblivion é um livro de quase 600 páginas. Obsidiana tem 24 capítulos, Ônix tem 30 e Opala tem 24. Porém, há um pulo do gato aqui. Se você for comprar Oblivion em inglês mesmo, compre a versão digital que vem com os três livros, porque a versão em paperback só tem o livro Obsidiana. A autora explicou que ela e a sua editora americana decidiram fazer isso, pois seria inviável publicar um livro impresso com quase 1000 páginas. Logo, para quem quiser ter o livro em mãos, pode ter, mais será apenas sobre obsidiana. Na versão do livro online Ônix e Opala vem uma versão de bônus. E sobre esse livro aqui no Brasil, a Valentina ainda não o publicou e honestamente, eu não acredito que vá porque ela já está publicando o spin-off sobre o Luc.
Bom, quanto aos livros em si, os 5 já foram lançados no Brasil, mas eu mesma só li até o quarto, porque a autora demorou tanto pra publicar o quinto que eu desapeguei da história. Me refiro as edições nas versões americanas mesmo, porque na época a Valentina ainda não havia começado a publicar os livros por aqui. Mas apesar de não ter lido o último, posso afirmar, que eu amei a série e ela está entre as minhas preferidas tanto no gênero sobrenatural quanto no young adult. É impossível não se apaixonar pelo o Daemon e não gostar da Kat. Ela é apaixonada por livros e também tem um blog sobre eles, ou seja, o vínculo já é imediato. rss Se ainda não conhecerm, vão ver como a série é viciante e quando acabarem um livro vão ficar alucinados pelo o seguinte. Felizmente, com exceção do conto e de Oblivion, já temos tudo publicado por aqui.
Agora se você me perguntar se é necessário ler Shadows ou até mesmo Oblivion para ler o resto da série, eu posso afirmar que não, embora o conto de Shadows seja bom pra entender quem é o Dawson. Não é essencial, porque não afeta a história diretamente, mas eu aconselho a ler. É um conto curtinho. A minha versão só tem 152 páginas. Oblivion não trata de uma história nunca vista como Shadows, é apenas a versão dos fatos pelo ponto de vista do Daemon. No fim, é uma pena que a editora Valentina não tenha publicado nenhum deles.

A ordem cronológica da série incluindo o conto e Oblivion é a seguinte:
0.5 Shadows
1.0 Obsidiana
2.0 Ônix
3.0 Opala
4.0 Originais
5.0 Opostos
6.0 Oblivion
Clique em cima da foto para ter acesso as amostras dos livros disponibilizadas pelas editoras Valentina e

Vou deixar aqui a tradução do livro Shadows e Oblivion que a Valentina não publicou, bem como a de Obsidiana, volume este, que abre a história.

A última coisa que Dawson Black esperava, era encontrar Bethany Williams. Como Luxen, uma forma de vida alienígena na Terra, garotas humanas são... bem, divertidas. Mas já que os Luxen têm de manter as suas identidades verdadeiras em segredo, se apaixonar por uma delas seria loucura. Perigoso. Tentador. Inegável. Bethany não consegue negar a conexão imediata que existe entre ela e Dawson. E mesmo que meninos sejam uma complicação que ela não quer, ela não consegue ficar longe dele. Ainda assim, sempre que trocam olhares, ela se vê atraída. Cativada. Instigada. Amada. Dawson está mantendo um segredo que irá mudar a sua existência e colocar a sua vida em perigo. Mas mesmo ele não poderá evitar arriscar tudo por uma garota humana. Ou de um destino tão inevitável quanto o próprio amor.

Começar de novo é um saco.
Quando a gente se mudou para o interior, bem no início do último ano do colégio, eu já vinha me preparando para o sotaque caipira, o tédio, a internet lenta e um monte de chatices... Até dar de cara com o meu vizinho lindo e seus intimidantes olhos verdes. Hummm... os prognósticos estavam melhorando.
Até que... ele abriu a boca. Daemon é irritante. Arrogante. Dá vontade de matar. A gente não se dá bem. Não mesmo. Mas, quando um caminhão quase me transforma em panqueca, o garoto literalmente congela o tempo com um aceno de mão, e aí, bom, algo inesperado acontece. O alien gato (meu vizinho) tem poderes!!! Você me ouviu bem. ALIEN! A verdade é que ele e a irmã têm uma galáxia de inimigos que querem roubar seus poderes. O rastro que deixou em mim brilha como uma árvore de Natal, e isso não é nada bom. O único jeito de sair viva dessa é ficar colada em Deamon, até a magia alienígena desaparecer. Quer dizer, isso se eu não matar o cara primeiro.

Soube o exato momento em que Katy Swartz mudou-se para a porta ao lado e que isso significaria problemas. Muito problemas. E problema é a última coisa que preciso, já que não sou exatamente daqui. Meu povo chegou à Terra do planeta Lux, a treze bilhões de anos-luz de distância. Além disso, se há uma coisa que eu sei, é que os seres humanos não podem ser confiáveis. Alienígenas os assuntam. Podemos fazer coisas com as quais eles nem sonham e honestamente, a gente os faz parecerem fracos como o inferno. Até porque eles são. Mas Kat tem me atingindo de maneiras que ninguém jamais conseguiu e eu não consigo evitar deseja-la - ou de querer usar os meus poderes para protegê-la. Ela me torna fraco e eu sou o mais forte da nossa espécie, encarregado de proteger a todos nós. Então, essa simples garota pode significar o nosso fim. Porque os Luxen tem um inimigo ainda maior - os Arum, e eu preciso ficar ligado. Me apaixonar por Katy - uma humana - não apenas a colocará em perigo, mas também poderia matar a todos nós e isso, eu não vou deixar acontecer...

Como mencionei previamente nesse post, existem algumas ramificações dessa história. Na verdade, duas para ser mais precisa.
Obsession é um spin-off de Lux, mas que pode ser lido de forma independente. Você não precisa de ler uma história para ler a outra. Obsession é um livro único e é uma história focada nos Arum (os inimigos dos Luxens. Se colocarmos esse livro dentro da ordem cronológica de Lux, ele se passa entre Opala e Originais. Esse livro diferente dos outros é um romance adulto e o que o faz ser ainda mais interessante, é que temos nessa história o outro ponto do conflito entre os Arums e os Luxens. Até então, só tínhamos um ponto de vista (Luxen) e agora, a autora nos deu a oportunidade de conhecer o outro. Esse livro não foi lançado no Brasil.
Ele é arrogante, dominador e... de morrer!
Hunter é um assassino implacável. E o Departamento de Defesa o tem firmemente em suas mãos, o que geralmente não o irrita muito porque assim ele consegue matar bandidos. Na maior parte do tempo, ele gosta de seu trabalho. Isto é, até que ele esteja sobrecarregado com algo que nunca teve que fazer antes: proteger um humano de seu inimigo mortal.
Serena Cross não acreditou em sua melhor amiga quando ela afirmou ter visto o filho de um senador poderoso se transformar em algo... anormal. Quem iria? Mas então ela testemunha o assassinato de sua amiga nas mãos do que só poderia ser um alienígena e isso a joga em um mundo com espécies que matam se isso significar proteger o seu segredo.
Apesar das diferenças, Hunter mexe com o temperamento e a luxúria de Serena. Logo ele estará fazendo o impensável, quebrando as regras pelas quais vive e indo contra o governo para manter Serena segura. Mas são os alienígenas e o governo as maiores ameaças à vida de Serena... ou será Hunter?

Outro spin-off de Lux é a nova trilogia Original. Essa história é focada no Luc - personagem de Lux - e na Evie Dasher. Esse livro se passa quatro ou cinco anos depois do fim de Opostos. Evie é uma garota de 17 anos lidando com as devastadoras consequências da guerra entre os humanos e os Luxen. Ela se vê arrastada para o grupo da resistência dos alienígenas, se apaixona pelo meio do caminho e ainda descobre segredos obscuros sobre o seu passado. São três livros e todos eles já foram publicados nos Estados Unidos. O último foi ´publicado em outubro e aqui no Brasil a autora segue tendo casa na editora Valentina que publicou em dezembro de 2020 'A Estrela Mais Escuro' o primeiro volume da série.
Sinópse do primeiro volume publicado pela Valentina.
Aos 17 anos, Evie Dasher já conhece bem as devastadoras consequências da guerra entre humanos e alienígenas: os belíssimos Luxen. A jovem era pouco mais que uma criança quando os aliens foram derrotados, mas sua vida mudou para sempre quando o pai perdeu a vida numa das mortais batalhas. A boate Foretoken era famosa pela permissão de identidades falsas e por ser um lugar frequentado por alienígenas. E é lá que, no meio de uma batida policial, Evie conhece Luc, um jovem atraente que ela presume ser um Luxen, mas que é, na verdade, algo muito mais secreto e... perigoso. Isso mesmo. Luc. Só Luc. Nenhum sobrenome. O desejo que Evie tem de descobrir mais sobre ele fará com que mergulhe fundo num mundo sobre o qual só tinha ouvido falar, revelando segredos enterrados, traições e uma atração que talvez seja seu fim.
Ordem de leitura e edições americanas:
Comments