top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Ordem de Leitura: Série Estilhaça Me da Tahereh Mafi


Pra quem não conhece, Estilhaça Me se passa em mundo distópico e conta a história da Juliette, uma jovem garota que mata as pessoas simplesmente pelo o toque das mãos. Sem compreender os seus poderes, um dia ela se vê presa em uma cela e nas mãos do Restabelecimento, um grupo que comanda a sociedade em um mundo que foi destruído pelo o descuido do homem. Para compreender melhor a história, sugiro ler as resenhas de Estilhaça-me, Liberta-me e Incendeia-me aqui no blog.


Contudo, recentemente quando fui me atualizar pra dar continuidade a leitura, percebi que a ordem dos livros acabou ficando meio confusa agora que ela também introduziu alguns contos pelas perspectivas do Warner, Adam e o Kenji. Cabe ressaltar que por enquanto, a editora Universo dos Livros - hoje responsável pela série no Brasil - ainda não publicou esses contos por aqui. Acredito que eles irão posteriormente juntar todos eles em um único livro e publica-los como aconteceu com outras grandes séries que também continham alguns contos.


No fim, serão ao todo quatro contos na série. Todos já foram publicados nos Estados Unidos pela editora Happer Collins. Casos vocês vejam por ai dois livros da série com os nomes Unite-Me e Find Me, ressalto que não tratam-se de contos novos, são apenas as junções de dois com contos em um só. Unite Me é uma edição que contém Destroy Me e Fracture Me. Find Me é a junção de Shadow Me e Revel Me. A editora faz essas junções para facilitar a vida do leitor que irá comprar dois contos de uma só vez. Acredito que a autora e e/ou editora tenham preferido dividi-los em dois porque o Destroy Me e Fracture Me são contos relacionados ao triângulo Juliette, Adam e Warner. Contudo, Shadow Me e Revel Me já abordam a história do Kenji, personagem que não tem nada a ver com esse triângulo. Ele é apenas amigo da Juliette e ganhou nesses contos o seu próprio espaço na série.

Destroy Me (narrado pela perspectiva do Warner) Fracture Me (narrado pela perspectiva do Adam) Shadow Me (narrado pela perspectiva do Kenji Kishimoto) Reveal Me (narrado pela perspectiva do Kenji Kishimoto)






Sobre os contos, aproveito pra ressaltar - porque era muito perguntado no meu antigo blog, - que não é necessária a leitura de qualquer um desses contos para a devida compreensão da série. Pensem nesses contos como uma espécie de bônus. Eles tem relância no sentido de que você verá partes da história contada pela perspectiva de outros personagens, uma vez que toda a série é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista da protagonista, mas você não precisará deles pra entender a história.


Todos os seis volumes da série atualmente já encontram-se publicados tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil através da editora Universo dos Livros. No Brasil a editora Novo Conceito publicou os três primeiros livros quando inicialmente a proposta era da história ser apenas uma trilogia. Anos depois, quando a história ressurgiu, os direitos autorais foram comprados pela Universo dos Livros. O sexto e último livro da série foi publicado em outubro de 2020.


1.0 Estilhaça- Me (Shatter Me)

2.0 Liberta- Me (Unravel Me)

3.0 Encendeia- Me (Ignite Me)

4.0 Restaura- Me (Restore Me)

5.0 Desafia- Me (Defy Me)

6.0 Imagine Me (Imagine Me)























Para finalizar, caso você queira ler todos os contos junto com os seis volumes principais, a ordem da série como um todo, é a seguinte:

1.0 Estilhaça- Me (Shatter Me) 1.5 Destroy Me 2.0 Liberta- Me (Unravel Me) 2.5 Fracture Me 3.0 Encendeia- Me (Ignite Me) 4.0 Restaura- Me (Restore Me) 4.5 Shadow Me 5.0 Desafia- Me (Defy Me) 5.5 Reveal Me 6.0 Imagine Me (Imagine Me)

2.218 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page