top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Review: Kulti - Mariana Zapata


Título Original: Kulti

Editora: Independente.

Lançamento: 2015

Páginas: 495 Gênero: Romance, Contemporâneo, Adulto.







Sinópse:

Quando o homem que você adorava quando criança se torna seu treinador, supostamente é para ser a melhor coisa do mundo. Palavras-chave: supostamente.
Não demorou uma semana para Sal Casillas, de 27 anos, se perguntar o que ela havia visto no ícone do futebol internacional, porque que um dia havia tido pôsteres dele em sua parede, ou imaginava se casar com ele e ter bebês super jogadores de futebol.
Sal tinha superado há muito tempo o pior rompimento da história dos relacionamentos imaginários com um homem que nem sabia que ela existia. Portanto, ela não está preparada para esta versão de Reiner Kulti que aparece na nova temporada de sua equipe: uma sombra silenciosa e reclusa do homem explosivo e apaixonado que ele um havia sido.
Nada poderia tê-la preparado para o homem que ela acaba de conhecer.
Ou os desejos assassinos que ele invocava nela.
Esta seria a temporada mais longa de sua vida.

Resenha:

Segundo livro dentre os três que a autora americana Mariana Zapata escreveu que eu simplesmente amei! E pelo o que eu já percebi, ela não é uma autora de poucas palavras. Como ela é indie, os livros dela são gigantes! É coisa de mais de 400 páginas. Outra característica, que eu percebi é que os romances delas não são do tipo "amor a primeira vista", pelo o contrário, a autora trabalha a história e os personagens. Ela realmente monta uma trajetória bem bacana na qual os personagens se conhecem, criam um vínculo e disso pouco a pouco vão se abrindo um para o outro e se apaixonando.


E para mim, esse é o melhor tipo de história, porque você realmente se envolve a fundo com o livro. E sim, muitas vezes - o que até é o caso desse livro - o desenvolvimento do romance acaba sendo devagar, então precisa se ter uma certa paciência.


Esse livro também me chamou muito a atenção por uma outra característica que eu nunca antes tinha visto em um livro. Kulti tem como plano de fundo o esporte, e o esporte escolhido pela a MZ foi o futebol. E eu como uma boa brasileira que ama futebol, fiquei bem intrigada. Afinal de contas, uma americana narrando sobre futebol que pouco faz parte da cultura do País!? Confesso que inicialmente, achei que ela fosse Argentina ou com alguma descendência, porque ela focou bem no futebol Argentino e no Alemão e nada do Brasil rsrs mas enfim, foi interessante.

Sobre o que é o livro?! Essa é a história da Sal que desde pequena sempre admirou um jogador de futebol Alemão, e por causa dele, resolveu também se tornar jogadora. Quando adolescente ela não só o admirava, mas também era apaixonada e sonhava em um dia se casarem. No entanto, um dia ela se decepcionou com o Kulti e logo tratou de enterrar todos esses sentimentos. Bom, 10 anos depois, já uma mulher completamente madura, a Sal acaba conhecendo o Kulti quando ele se torna o novo assistente técnico do seu time. Mas ele se prova ser muito pior do que ela imaginava, até que eles vão pouco a pouco e de formas bem tortas se aproximando. Eventualmente, acabam se tornando grandes amigos e dessa amizade acaba surgindo uma paixão secreta para ambos os lados.

Ele me irritava, mas eu também ficava irritada comigo mesma por deixar a atitude dele me incomodar. - Sal

Essa história é realmente bem legal. A gente consegue acompanhar pelo o ponto de vista da Sal todas as fases desse relacionamento. Logo, a gente acaba sentindo na pele tudo o que ela sente. E como ela é muito cega em relação aos sinais que ele dá, a gente também acompanha o que ele vai sentindo pelas as coisas que ela narra sobre ele, mas que ela mesma não entende. A graça nesse livro está justamente em como duas pessoas tão diferentes - e ele no caso tão seco e reservado - conseguem lidar um com o outro!? Eles encontram vários percalços pelo o caminho.

Você é a coisa mais honesta e boa que eu já tive. Não vou negar mais isso.

Enfim, eu recomendo esse livro 100%. Ele realmente tem um começo devagar do qual muita gente não teve paciência, mas eu digo pra vocês, quando as coisas começam a deslanchar, ai a gente passa a ter a sensação de que não poderia ficar melhor. E como disse antes, gosto dessa construção gradativa e da conquista de cada pequena coisa. Não curto muito histórias de amor instantâneo - embora haja algumas exceções -, porque não acredito muito que isso aconteça e, logo tenho a sensação de ser algo um pouco falso. O que não é o caso desse livro. No entanto, infelizmente, esse livro não foi publicado no Brasil e eu honestamente não sei se existe tradução independente dele pela a internet. Eu mesma o li em inglês e comprei o e-book na amazon (link na descrição).

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page