top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Resenha: De Lukov, Com Amor - Mariana Zapata


Nome Original: From Lukov, With Love

Editora: Charme

Páginas: 512 Gênero: Romance, Contemporâneo, Adulto. Lançamento: novembro 2020






Sinópse:

Se alguém perguntasse a Jasmine Santos como ela descreveria os últimos anos de sua vida em uma única palavra, ela, definitivamente, usaria uma com quatro letras.
Depois de dezessete anos e incontáveis promessas e ossos quebrados, ela sabe que as portas para competir na patinação artística estão começando a se fechar.
Mas a oferta mais incrível de sua vida surge por meio de um cara arrogante e idiota que ela passou a última década desejando poder lançar na direção de um ônibus em movimento. Então, Jasmine compreende que precisará reconsiderar tudo.
Inclusive Ivan Lukov.

Resenha:

Não é a toa que a Mariana Zapata já há algum tempo tem sido a minha autora preferida. Sempre que abro um livro dela eu sei que irei encontrar boas histórias e de fato não deveria ter me surpreendido com a qualidade desse livro, mas ainda assim aconteceu. 'De Lukov, Com Amor' foi uma leitura tão gostosa e tão incrivelmente envolvente que foi me dando tristeza de vê-lo chegando ao fim. Me encantei com esse livro e a impressão que tive foi a de que a MZ o escreveu pra mim, tamanha foi a minha paixão pela história.


Como já é uma marca registrada da autora, esse livro é mais um caso de "slow burn". O romance realmente acontece beeem gradualmente. Me arrisco a dizer que talvez esse tenha sido o desenvolvimento mais demorado da MZ, o que eu pessoalmente adoro. Acho que esse método deixa o livro mais envolvente.


Quem já leu o último livro da MZ, 'Dear Aaron' já terá conhecido a protagonista de 'De Lukov, Com Amor. Jasmine é a irmã caçula da Ruby - aquela irmã da qual a Ruby sempre mencionava que participava de competições de patinação.


Então, aqui a gente acompanha a história de dois patinadores de gelo profissionais que já se conhecem desde a infância, pois ela sempre foi a melhor amiga da irmã dele. Diante da personalidade "difícil" de ambos, eles cresceram se detestando e se alfinetando a cada oportunidade, uma vez que ambos treinam no centro de patinação da família dele. O Lukov é um exímio patinador e já vencedor de várias competições nacionais e internacionais a ponto de já ter se tornado famoso. Jasmine, embora excelente patinadora, nunca conseguiu ganhar nenhuma competição a não ser um prêmio ainda quando criança. Ela é extremamente frustrada nesse sentido, pois abdicou de quase tudo e todos na sua vida para se dedicar a patinação, mas infelizmente ela sempre ficou no quase.


Já há algum tempo, o seu parceiro de patinação a trocou por outra e ela tem treinado sozinha desde então. Porém, por conta da sua personalidade difícil, ela não vem tendo muito sucesso em encontrar um novo parceiro. Já com 26 anos e sem muitas perspectivas ela vem lutando contra a ideia de se aposentar da patinação. Até que um dia ela recebe uma proposta surpreendente.


Com a sua atual parceira temporariamente afastada, o Lukov convida a Jasmine para substitui-la pelo o prazo de um ano. Ela fica extremamente tentada a aceitar. Afinal de contas, embora seja por um tempo limitado, essa é a oportunidade pela qual ela vem esperando há muito tempo. O único problema é que ela e o Lukov não se suportam e não conseguem ficar no mesmo ambiente por mais de cinco minutos sem se insultarem. Como eles conseguiriam fazer isso dar certo? Como ela conseguiria confiar a sua vida e o seu corpo à ele? E o mais importante: Eles conseguiriam se ajustar um ao outro a tempo das competições da temporada!?

Você é quem você é na vida, e ou você passa o tempo tentando se curvar para fazer os outros felizes ou... não.

Depois de alguns acertos, ela aceita e eles dão início a esse novo desafio e aqui realmente começa a diversão. A Jasmine é uma mulher cheia de personalidade. Ela não faz tipo e nem faz questão de ser agradável quando não deseja. Também não é do tipo que leva desaforo pra casa e retruca na mesma moeda. Não é sensível e não é de demonstrar as suas fraquezas e inseguranças. Ela é uma mulher forte e deu muito duro na vida pra chegar aonde chegou. Mas como eu disse, ela guarda algumas frustrações. Como a de se culpar por nunca ter dado uma vitória à sua família que a apoiou e abdicou de tanto ao longo dos anos para a sua carreira na patinação. E nessa mesma linha, o seu pai do qual ela tem uma convivência bem esporádica e ruim sempre lhe cobrou ambição para estudar e ser alguém na vida.


Sendo assim, nesse livro - que é contado inteiramente pelo o ponto de vista da Jamine -, ela lida com todas essas questões. Então, nesse sentido o livro acaba também sendo bem mais do que apenas um romance. No fim, tudo se encaixa e a gente vê especialmente a evolução dessa personagem.

O amor para mim é a honestidade. Ser real. Conhecer o melhor e o pior de alguém. O amor é um empurrão no qual diz que alguém acredita em você mesmo quando você não acredita.

Eu gostei bastante da Jasmine. De início, a empatia não foi tão grande, mas conforme fui conhecendo-a melhor, comecei também a admira-la. O Lukov é um personagem que a gente também aprende a amar conforme o livro vai se desenvolvendo. E eu amei o personagem. A tenacidade e o jeitinho dele de cuidar e se importar com a Jasmine foi muito apaixonante. Tendo em vista que ela não é uma pessoa muito fácil de lidar, o jeito dele de dribla-la foi bem gostoso de acompanhar.

Eu acredito em você. Em nós. Independentemente do que aconteça, você sempre será a melhor parceira que eu já tive. Você sempre será a pessoa mais batalhadora que já conheci. Sempre só haverá você.

Esse romance foi maravilhoso e desenvolvido ao meu ver, com maestria. Fiquei apaixonada pelo o casal e a história deles. Foi realmente bem gostoso ver cada pequeno detalhe transformar o quadro geral.


Mais do que tudo eu indico esse livro, porém de fato, precisa haver uma certa paciência, porque realmente o livro se desenvolve lentamente, mas é uma jornada muito gostosa de acompanhar e o epilogo foi igualmente maravilhoso.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page