top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Resenha: De Olho Nela da Kate Stayman-London


Idioma: Português

Páginas: 384

Editora: Paralela

Gênero: Comédia Romântiaca, Contemporâneo e Adulto.

Lançamento: Abril de 2021






Sinópse:

Bea Schumacher é uma blogueira de moda plus size que tem amigos maravilhosos, uma família dedicada, uma legião de seguidores… e um coração partido. Para se distrair, toda semana ela acompanha o viciante reality show É Pra Casar, em que uma pessoa busca o amor verdadeiro entre vinte belos pretendentes.
Justo quando Bea desiste de vez de procurar pelo amor, ela recebe uma proposta intrigante: É Pra Casar quer que ela seja a próxima estrela do programa. Bea concorda, mas com uma condição: ela não vai se apaixonar de jeito nenhum. O que ela quer é dar mais visibilidade para sua carreira e para outras mulheres plus size, inspirando pessoas no país inteiro a se aceitarem.
Mas, quando as câmeras começam a rodar, ela percebe que as coisas serão mais complicadas do que ela esperava… Em uma narrativa montada a partir de tweets, roteiros e blogs de fofocas, Kate Stayman-London nos convida a mergulhar no mundo incrivelmente real de Bea.

Resenha:

De Olho Nela é um livro que eu já estava ansiosa para ler mesmo quando ele ainda nem havia sido lançado nos Estados Unidos. Ele foi muito falado porque é um romance dentro do cenário do reality show americadno The Bachelor/The Bachelorette e que eu adoro e sempre acompanho. É um programa em que basicamente se tem um protagonista e mais 25 pretendentes escolhidos pela produção. Após vários encontros e conhecendo essas pessoas, o(a) protagonista escolhe uma pessoa pra ficar no final e, geralmente acaba em noivado. Muitas vezes chega a ser uma jornada bem tumultuosa, mas é geralmente bem legal. Entretanto, apesar da maior parte dos noivados acabem depois de um tempo, ainda assim já aconteceram alguns casamentos.

[...] boa parte da minha vida amorosa aconteceu só na minha imaginação. Pensando em como seria se eu pudesse estar junto com a pessoa, procurando sentidos nas entrelinhas, em coisas que nunca foram ditas.

Bea é uma blogueira relativamente famosa e que fala sobre moda plus size. Ela é fã do programa e, depois de fazer uma série de críticas aos padroões e esteriótipos do programa, acaba sendo convidada pra assumir o posto da protagonista. Bea tem 30 anos e é apaixonada por um amigo há anos, porém ele nunca foi muito claro sobre o seu interesse nela e para completar a tristeza da Bea, ele ficou noivo recentemente. Depois de sofrer uma decepção amorosa com ele, ela decide aceitar a proposta de participar do programa.

Você pode passar a vida inteira sem se magoar e nunca ser feliz. Se é isso que você quer…

De qualquer forma, ela não acredita que o processo do prorgrama que tem a finalidade de fazer as pessoas encontrarem um grande amor, funcionará para ela. Apesar de todas as críticas e bullying que enfrentará com o programa, ela resolve aceitar, pois se tornará ainda mais conhecida, fazendo a sua carreira deslanchar. Fora que para ela é uma excelente oportunidade da falar sobre diversidade e padrões de beleza.

"Eu queria mostrar que tinha o direito de estar aqui”, Bea respondeu. “Que eu poderia fazer parte de um programa em que as pessoas buscam um amor, assim como qualquer outra mulher.

Essa trajetória não será o que a Bea espera. Claro, ela vai ter muita diversão em encontros bem grandiosos, vai viajar e vestir roupas incríveis, mas ela também enfrentará momentos bem difíceis. Porém, mais que tudo, essa é uma jornada de auto conhecimento. Ela será forçada a encarar as suas inseguranças e, mais do que tudo, se arriscar e sair da zona de conforto. Nessa jornada ela conhece alguns carinhas bem legais, mas também conhecerá caras bem nojentinhos. Quanto aos romances, a gente acompanhará quatro deles com potencial se desenvolvendo. São quatro perfis de homens muito diferentes um do outro. O Sam é engraçado e fofo. Luc é um francês lindo e sedutor. Asher é o cara contido e um tanto inseguro. Por último tem o Wyatt que é o bonitão e ao mesmo tempo tímido e confiável.

Eu sei que é difícil pra você. E pode acreditar que estou empolgado pra viver uma vida com você fora daqui. Sem câmeras. Sem pressão. Só nós. Certo? É isso o que eu quero.

Assim como vendo o reality na tv, no livro também é difícil ter um pretendente preferido porque cada um é especial a sua maneira. Alguns se encaixavam mais com a Bea e outros menos. Ela meio que namora com todos eles e cada relacionamento é diferente, porém apenas um deles me pareceu realmente real e é justamente esse o preferido da Bea. É o cara que ela consegue ver fazendo parte da sua vida mesmo depois que a fantasia do programa acabar. Esse cara não é dos meus personagens masculinos preferidos, mas a questão principal dessa história nem é tanto o romance em si, é mais sobre o crescimento da Bea. Dito isso, acredito que esse livro esteja mais pra um chick lit do que um romance.

Uma parte de mim ainda acha que eu deveria me sentir grata pela atenção de vocês, mesmo se for de um jeito que não tem nada a ver com a maneira como eu quero ser amada.

Aliás, esse livro é como se fosse uma conversa aberta sobre a obesidade e os seus esteriótipos. A autora nos apresenta uma personagem que diz se amar da forma como é e que não deseja mudar. Entretanto, conforme vamos lendo, percebemos que não é bem assim. A Bea tem muitas inseguranças e acha que as pessoas as vêem como ela se vê. Logo, ela está sempre tentando descobrir o motivo para esses caras estarem ali, porque na cabeça dela, não faz sentido homens bonitos e interessantes quererem conhecê-la. Fato que alguns caras a trataram como lixo e é óbvio que isso mexeria com a cabeça de qualquer um, mas confesso que a insistência dela em sempre se diminuir, foi por vezes frustrante. Essa parte do livro mexeu comigo porque me dava gastura ver ela se colocando pra baixo e não se vendo com mais amor.


Paralelamente, a autora também nos mostra os diversos aspectos do preconceito, tanto o exposto em forma de bullying quanto o velado, como por exemplo, caras com vergonha de serem vistos em público com a Bea.

[...] você não está solteira porque está concentrada na sua carreira, ou porque só se interessa por homens inacessíveis, ou porque está tentando proteger seu coração de forma inconsciente porque tiravam sarro de você na escola, ou qualquer que seja a justificativa de merda que inventa pra si mesma. Sabe por que os caras não querem ser vistos em público com você? Não é muito difícil de entender. Sabe o que faria você conseguir um marido em dois tempos? Uns quarenta quilos a menos.

A menssagem desse livro é que não importa qual seja a sua aparência, o importante é a forma como você se vê. Não importa se a pessoa que está ao seu lado te ama e te acha a pessoa mais linda do mundo. Se você não se amar e não se enxergar de uma forma que lhe faça se sentir bem, você não será capaz de ser feliz com outra pessoa. Esse livro mais do que um romance, é uma história sobre amor próprio. Em relação a isso, acho que o leitor irá relacionar as suas próprias experiências com as da Bea e muita gente vai se identificar com ela. Entretanto, acredito que esse livro irá bater em cada pessoa de uma formas diferente.

Uma parte de mim ainda acha que eu deveria me sentir grata pela atenção de vocês, mesmo se for de um jeito que não tem nada a ver com a maneira como eu quero ser amada.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page