top of page
  • Foto do escritorCarla's Book Blog

Resenha: A Oportunista - Tarryn Fisher


Trilogia: Love Me With Lies #1 Editora: Faro Editorial

Páginas: 289

Gênero: Adulto, Roma/nce, Contemporâneo.

Lançamento: maio 2016.







Sinópse:

A busca pelo grande amor pode te levar longe demais...
Olivia Kaspen acaba de descobrir que seu ex-namorado, Caleb Drake, por quem era obcecada, perdeu a memória. Com uma incrivel habilidade de tirar proveito das situações, ela pensa estar diante de uma grande oportunidade para ter Caleb de volta. E para que seu plano dê certo, Olivia precisa manter sua verdadeira identidade e seu passado sórdido em segredo. Porém, surge um obstáculo inesperado: a atual namorada de Caleb, a perversa Leah Smith. Inicia-se então um jogo entre duas mulheres dispostas a tudo para ter um homem que não se lembra mais delas. Para encobrir as consequências de suas mentiras, Olivia cria uma teia de novos eventos, em um processo que pode levá-la a descobrir que sua busca pelo amor talvez a tenha feito ultrapassar limites muito perigosos.

Resenha:

Na verdade, essa resenha corresponde a versão americana de quando a li a trilogia, a mais ou menos uns 8 anos atrás e eu readaptei a resenha que escrevi na época. Mas a minha experiência com esse livro especificamente foi tão fantástica que eu precisei tira-la do goodreads e traze-lo para o meu blog. Como a trilogia já foi lançada no Brasil, felizmente hoje em dia muita gente já conhece a história. 'A Oportunista' foi um daqueles livros que me marcou muito. Lembro de tudo nesse livro, inclusive de detalhes o que para mim não é comum acontecer.


É uma montanha russa de emoções e tão cheias de altos e baixos que quando acabei o livro eu não conseguia nem dormir. Esse livro me sugou inteira, tamanho foi o meu envolvimento com a história. É muito louco porque ele evoca todos os tipos de emoções em você, inclusive as negativas, aliás especialmente as negativas. Na maior parte do tempo eu me sentia chateada e frustrada, mas principalmente com raiva. Ele me devorou emocionalmente porque tudo parecia muito real. E ao mesmo tempo, ele é devastador e de partir o coração, e ainda assim extremamente viciante. Ele é como um acidente de trem. Você vê acontecendo, sabe que vai ser trágico, mas não consegue desviar os olhos. Mas calma, isso não quer dizer que a história não tenha final feliz. Essa aqui é uma história de amor sobre uma garota que no fim acaba sabotando o seu próprio relacionamento com tantos erros e mentiras que no fim torna-se impossível de continuarem juntos. Esse livro vai e volta no o passado e presente. No passado ela conta pelo o seu ponto de vista como ela conseguiu arruinar tudo e no presente a gente vê o universo lhe desafiando com uma nova escolha ou quem sabe uma nova oportunidade!?

"You can only give your heart away once; after that, everything else will chase your first love."

O engraçado é que esses personagens da Tarryn Fisher tem tantas falhas e defeitos que acaba até se tornando meio difícil de se identificar com eles. Mas essa autora é incrível e uma mestra na manipulação de emoções (do leitor). Assim, ela acaba dando um jeito e você percebe que você jamais faria as mesmas coisas, mas com empatia, você consegue entender os personagens, e diante disso, torna-se difícil julga-los. Uma coisa que eu especialmente amei nessa história é que nela não existe mocinha e vilão. Ninguém aqui é 100% bom ou 100% ruim. Aqui nós temos seres humanos reais que ocasionalmente mesmo sabendo que algo está errado, vão lá e fazem mesmo assim. Pessoas que persistem nos próprios erros ou que aprendem com eles e procuram melhorar e evoluir. A Olivia é aquela personagem que não mede muito as consequências dos seus atos antes e muitas vezes ela se estrepa com eles. E é tão fácil de se identificar com isso, pois quem nunca fez esse tipo de coisa!? Ou que mesmo sabendo que algo estava errado, ainda assim teve vontade de fazer!? Esse livro é moralmente desafiante.

"Vá ficar com o seu marido... antes que ele perceba que ele ainda está apaixonado por mim."

Enfim, a história desse livro é sobre a Olivia, no passado ela é uma personagem de vinte e poucos anos que está na faculdade cursando Direito. Ela mora sozinha e trabalha como assistente e deseja um dia poder se tornar uma grande advogada. Um dia ela conhece o Caleb e se apaixona completamente por ele - e aqui eu estou falando daquele tipo de amor que te consome por inteiro, do tipo que acontece uma vez na vida (e se acontecer) - e com isso ela faz de tudo (e quando digo tudo é tudo mesmo) para conquista-lo e eles acabam ficando juntos por mais de um ano. Bom, no presente a gente logo de cara percebe que eles não estão mais juntos e que há três anos eles terminaram. Mas nós ficamos no escuro quanto aos motivos, apenas sabendo que eles terminaram por culpa dela e que foi por uma razão da qual ela imagina que ele a odeie até hoje.

“Você irá se lembrar de mim todos os dias pelo o resto da sua vida, porque eu era o cara certo pra você e você me jogou fora."

No presente, um dia ela o reencontra e descobre que ele sofreu um acidente e perdeu temporariamente a memória de tudo o que aconteceu em sua vida. E ela vê nisso - apesar de saber que está se aproveitando da situação - uma nova oportunidade de corrigir os erros do passado reconquistar o amor da sua vida. Mas como nada nunca é simples, ela faz tudo isso mesmo sabendo que ele tem uma namorada - que está disposta a fazer de tudo para não perdê-lo - e principalmente correndo o risco dele recuperar a memória a qualquer momento e odiá-la ainda mais por tentar enganá-lo.

"Depois de três longos anos eu tenho o que eu quero, mas não é real. Ele não sabe quem eu sou e se ele soubesse, ele não estaria sentado na minha sala de estar... Ele não se lembra de mim. Como você poderia esquecer alguém que você amou, mesmo eu tendo partido o seu coração em pedaços?"

Não tenho como falar muito mais sobre isso porque o livro é todo intrincado. Mas ele vai tendo vários desdobramentos inusitados, tanto no passado quanto no presente. Surgem vários questionamentos como o porque de ele a odiá-la tanto, porque eles terminaram, porque ela tem tanto medo e por ai vai... Como eu disse, é uma montanha russa. Por uma grande parte do livro a gente fica inclusive, sem saber se gostamos ou não da Olivia. Como ela é ao mesmo tempo a mocinha e a vilã da sua própria história, a gente também entra em conflito. No meu caso, em algum ponto, embora não concordando com ela em muitas coisas, dei as mãos e segui nessa jornada louca com ela e no fim, já não sabia quem estava mais emocionalmente exausta, se ela ou eu. rsss No fim, eu amei essa personagem! A Olivia foi uma daquelas mulhreres desafiantes, mas que acima de tudo foi bacana de acompanhar a evolução. Quando o livro acaba e a gente percebe o quanto ela cresceu, dá uma certa satisfação de saber que mesmo depois de tudo, ela conseguiu se superar.

"Ele era a minha droga. Nunca conseguia ter o suficiente e quando o tinha, já estava pensando quando poderia tê-lo novamente."

Esse livro aqui não é nem 5 estrelas. Ele fica em outra categoria, algo que vai bem além de 5. Ele é tão bom, que eu desafio alguém a não gostar desse livro. rss Eu simplesmente acho isso impossível.

"Por favor, não se esqueça de mim, porque a possibilidade disso acontecer dói mais do que qualquer outra coisa."

Enfim, a trilogia continua e o próximo livro se chama 'Dirty Red' que é sobre o ponto de vista da Leah. Lembram quando eu disse que o Caleb no presente tinha uma namorada? É a Leah. Isso porque, ela tem uma parte extremamente significativa na história. O terceiro livro é o ponto de vista do próprio Caleb. E embora cada um deles seja pelo o ponto de vista de um personagem, um é a continuação do outro. Ou seja, o fim desse livro não é o fim da história.


Trilogia Love Me With Lies


Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page